Minas Gerais
Polícia Civil inaugura nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Patrocínio
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou oficialmente, na última sexta-feira (16/6), o novo prédio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Patrocínio, no Alto Paranaíba. O novo Deam está localizado na avenida Faria Pereira, 3.517, no bairro Marciano Brandão.
O imóvel é anexo à Delegacia de Plantão da cidade, onde funcionava a antiga cadeia pública. A unidade foi totalmente reformada por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil, de autoria da deputada federal Greyce Elias.
O delegado regional em Patrocínio, Alisson Felipe Procópio Sentevilles, ressaltou a importância da união de esforços para a promoção de uma Polícia Civil mais atuante e efetiva no desenvolvimento de suas funções. “A entrega do imóvel é um grande avanço para o atendimento às mulheres vítimas de violência, proporcionando a elas maior privacidade, conforto e amparo”.
Delegacia Rural
Durante a solenidade de inauguração, foi anunciada a criação da Delegacia Rural de Patrocínio, uma demanda de representantes da classe produtora agrícola, objeto de tratativas da deputada Greyce e da deputada estadual Maria Clara Marra, com suporte das prefeituras municipais abrangidas pela 2ª Delegacia Regional (DRPC) em Patrocínio.
Representando a chefia da Polícia Civil, o delegado-geral Jean Pierri Batista Neves, chefe do 10º Departamento em Patos de Minas, enfatizou que “toda a comunidade é beneficiária do advento de uma nova Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Rurais, somando-se a isso a inauguração da nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e melhorias na sede da Delegacia de Plantão, fazendo Patrocínio avançar em segurança pública”.
A solenidade contou com a presença, ainda, do prefeito de Patrocínio, Deiró Moreira Marra, e por autoridades integrantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e do Exército, além de outros representantes dos poderes Executivo e Legislativo Municipal da região alcançada pela 2ª DRPC em Patrocínio.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
ESPORTES6 dias atrásFinal do Circuito Mineiro de Vôlei de Praia tem nova data confirmada
-
ESPORTES5 dias atrásCapitólio brilha como palco do vôlei de praia mineiro
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO5 dias atrásEnquanto o Estado celebra a indústria do álcool, o Brasil paga a conta social do vício
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrásAlpinópolis escreve sua própria história
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásSIC 2025 reforça inovação e liderança do café
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásDivinópolis terá Oncologia Pediátrica
-
ESPORTES7 dias atrásVôlei, sol e energia positiva: Capitólio estreou com pé direito o primeiro dia do Circuito Mineiro de Vôlei de Praia
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCervejaria pode triplicar de tamanho



