Minas Gerais
“Polvo Terapêutico” conforta bebês internados no Hospital Regional Antônio Dias

As enfermeiras obstétricas do Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas, no Triângulo Mineiro, idealizaram uma prática que busca oferecer mais conforto aos recém-nascidos prematuros que ficam retidos no bloco obstétrico da unidade.
O projeto “Polvo Terapêutico”, como o próprio nome diz, é definido por coloridos polvos feitos de crochê que são colocados junto aos pequenos pacientes. A ação ajuda os bebês, promovendo melhorias nos sistemas respiratório e cardíaco. Além disso, auxilia a se sentirem mais seguros e confortáveis, complementando o tratamento medicamentoso necessário.
Em síntese, os tentáculos do polvo remetem ao cordão umbilical e às experiências vividas no colo uterino, transmitindo a ideia de proteção ao bebê e o acalmando.
Dessa forma, evita-se que eles arranquem os fios de monitores e tubos de alimentação durante o período em que estão internados.
Histórico
“O polvo de crochê é uma prática já utilizada em algumas unidades de tratamento intensivo neonatal e contribui muito para a recuperação dos pacientes, visto que proporciona resultados favoráveis ao prognóstico, por lembrarem as condições intrauterinas do ambiente materno”, explica Priscila Camargo Moraes Freire, enfermeira e coordenadora da maternidade do HRAD.
Os polvos são confeccionados com fios 100% algodão e passam por processo de limpeza e esterilização antes de serem dados aos bebês. Uma gota de essência de camomila também é adicionada para gerar tranquilidade.
A iniciativa teve início em fevereiro deste ano e contou com a colaboração da equipe do bloco obstétrico e de voluntários da unidade hospitalar, que doaram os polvos de crochê aos bebês.
Localizado na cidade de Patos de Minas, a cerca de 400 quilômetros de Belo Horizonte, o Hospital Regional Antônio Dias, da Rede Fhemig, é referência na macrorregião Noroeste no atendimento aos casos de urgência e emergência em pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, toxicologia, neurologia, neurocirurgia e ginecologia e obstetrícia, incluindo maternidade para gestações de alto risco.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Geral1 dia atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
Geral6 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES1 dia atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços