Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Prazo de aplicação dos questionários do Projeto Socioemocional é estendido até o dia 27/3 

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) estendeu o prazo para que as escolas da rede estadual respondam aos questionários de clima escolar e socioemocional do Projeto Socioemocional. Agora, as unidades escolares têm até quarta-feira (27/3) para concluir a aplicação. Os questionários em andamento são cruciais para a estruturação das ações do Projeto, que serão implementadas posteriormente nas escolas estaduais.

“É vital a participação de todos os estudantes, servidores e gestores envolvidos, para obtermos dados relevantes. Essas informações são essenciais para analisar as ações estratégicas que serão implementadas no projeto, atendendo às expectativas da escola e dos estudantes, fornecendo informações, atividades, palestras e diversas outras ações planejadas”, reforça a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra.

Com essa iniciativa, a SEE/MG espera ouvir cerca de 400 mil estudantes e aproximadamente 20 mil servidores. O quantitativo de professores e estudantes representa 80% do escopo da pesquisa.

Questionário de Clima Escolar

Este questionário tem como objetivo coletar dados e evidências sobre o ambiente escolar, identificando pontos de maior vulnerabilidade. As respostas são individuais e anônimas, e todas as informações serão tratadas de forma confidencial.

Leia Também:  CCJ avaliza projeto para a inserção de mulheres na cultura

Existem três modelos de questionário de clima escolar: o primeiro, direcionado aos gestores escolares, é obrigatório. Este inclui tópicos específicos desenvolvidos em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), parceira da SEE/MG, abordando aspectos relacionados à segurança e prevenção de crimes.

O segundo, para professores de disciplinas específicas, como educação física, história, ciências ou biologia, matemática ou língua portuguesa. E o último, focado nos estudantes do 7º ano do ensino fundamental e do 2º e 3º anos do ensino médio, com a participação sendo facultativa.

É importante ressaltar que a colaboração de todos é fundamental para melhorar as condições de trabalho e aprendizagem nas escolas da rede.

Questionário Socioemocional

Destinado aos estudantes do 6º e 8º anos do ensino fundamental e do 2º ano do ensino médio das escolas públicas estaduais, o questionário é composto por 120 questões. Ele busca identificar e analisar as características socioemocionais dos indivíduos, incluindo emoções, atitudes, valores e habilidades sociais.

As respostas coletadas serão essenciais para orientar intervenções pedagógicas no âmbito do Projeto Socioemocional e avaliar sua eficácia.

Leia Também:  Vestibular da Unimontes recebe mais de 39 mil inscrições, maior número da história da instituição

Etapas do Projeto Socioemocional

Após a coleta de dados, a SEE/MG realizará uma análise profunda para direcionar as ações do Projeto. Propostas de formação e outras atividades pedagógicas serão elaboradas, concentrando-se no desenvolvimento de competências socioemocionais, como autogestão, autocuidado, empatia, cooperação e autonomia.

Uma etapa subsequente envolve a formação da equipe pedagógica, que acompanhará a implementação de ações voltadas para a melhoria do clima escolar e do convívio entre os estudantes.

Sobre o Projeto Socioemocional

Lançado neste ano, o projeto é uma iniciativa da SEE/MG, proposta pela Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica. Seu objetivo é promover ações de ensino-aprendizagem focadas na melhoria do convívio entre estudantes, reduzindo situações como bullying e violência escolar, incentivando o diálogo, o respeito, a empatia, a inclusão e a amizade, contribuindo significativamente para aprimorar o clima escolar.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Avança projeto sobre atenção à saúde das pessoas com doença falciforme

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA