Minas Gerais
Prazo para matrícula dos selecionados no Trilhas de Futuro foi prorrogado até o dia 11/5
O prazo para quem ainda não realizou a matrícula para o Trilhas de Futuro foi prorrogado. Agora, os estudantes selecionados na chamada regular terão até o dia 11/5 para comparecer à unidade de ensino para a qual foram encaminhados, levando a documentação necessária para efetivar a matrícula e garantir a sua vaga no curso técnico gratuito disponibilizado pelo programa do Governo de Minas. Se você foi contemplado nesta etapa, confira aqui, e fique atento ao prazo.
Saiba quais os documentos necessários para efetuar a matrícula, de forma presencial, no Trilhas de Futuro:
– Identidade ou certidão de nascimento;
– CPF do estudante;
– Comprovante de residência no nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, quando maior de idade;
– Declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, quando ainda estiver no ensino médio;
– Declaração de conclusão ou histórico escolar, no caso de egresso do ensino médio.
– Para o estudante menor de idade, é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.
Todas as informações sobre o programa podem ser conferidas no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.
Recorde de inscrições
Neste ano, o programa recebeu mais de 270 mil inscrições e bateu o recorde de interessados em realizar algum curso profissionalizante de forma gratuita, oferecidos por escolas de ensino técnico privadas e públicas credenciadas, por meio de parceria com o Governo do Estado.
Para se ter uma ideia, no ano passado foram um pouco mais de 160 mil inscrições. Então, a realização da matrícula é a garantia do estudante de ingressar em uma das 40 mil vagas oferecidas pelo Trilhas de Futuro, em Minas Gerais.
Nova oportunidade
Os alunos que não foram classificados na chamada regular poderão se inscrever, entre os dias 18 e 31/5, para as vagas residuais do programa. Desta forma, qualquer candidato interessado que ainda não esteja matriculado em um dos cursos do Trilhas de Futuro poderá tentar essa nova oportunidade para uma das vagas ainda disponíveis.
No período de vagas residuais será adotado o critério cronológico das inscrições. Nele, o estudante escolherá qual curso e em qual instituição deseja participar, a partir da listagem de vagas disponíveis a ser divulgada, e deverá se encaminhar diretamente à unidade para a efetivação da matrícula.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.