Minas Gerais
Prêmios conquistados pelo Governo de Minas em 2023 atestam boa gestão e entregas de qualidade

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), conquistou nove prêmios em 2023, incluindo destaques nas diferentes áreas de atuação da pasta, como orçamento, compras públicas e atendimento ao cidadão. As premiações reforçam os resultados do trabalho desenvolvido pela Secretaria, que celebrou seus 20 anos também neste ano.
O prêmio mais recente foi recebido pelo programa Minas Atende, que reúne iniciativas para viabilizar a transformação dos serviços públicos com foco no cidadão mineiro. O programa foi reconhecido, no dia 15/12, como o Melhor Projeto do Ano de 2023 pelo Prêmio Project Management Institute de Minas Gerais (PMI Minas Gerais).
“É gratificante vermos nosso trabalho sendo reconhecido por trazer melhorias reais aos cidadãos. São duas décadas de entregas da nossa pasta para a população mineira, e o que nos une é o nosso senso público, nosso espírito de querer fazer mudança e de trabalhar com afinco todos os dias para transformar a vida dos mais de 21 milhões de cidadãos mineiros”, destaca a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto.
O Minas Atende busca aproximar os serviços públicos das pessoas, com conectividade, inovação e gestão inteligente. O programa somou mais de 28 milhões de acessos e atendimentos nas plataformas digitais e presenciais em 2023.
Reconhecimento estadual, nacional e internacional
As outras premiações recebidas ao longo do ano foram:
-
Prêmio 19 de Março (Martelinho de Ouro), categorias: “Melhor edital”, com a compra estadual de medicamentos; “Pregão com maior valor homologado”, com o Pregão Eletrônico para Registro de Preços planejamento Sirp nº 141/2022; e “Pregoeiro que gerou maior vantagem econômica entre o menor lance e a adjudicação”, recebido pela pregoeira Luana Junqueira, da Seplag-MG, ao conduzir o lote 185 do Pregão Eletrônico para Registro de Preços planejamento Sirp nº 278/2021.
-
Prêmio de Administração Pública Encontro Brasileiro de Administração Pública (Ebap) 2023: com o projeto de incremento da compra de alimentos da agricultura familiar).
-
Prêmio anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID): com o projeto Orçamento Base Zero (OBZ).
-
Prêmio de Excelência em Governo Digital da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), nas categorias: “Melhor solução de Governo Digital Inclusivo” e “Prêmio Especial Valor Sustentabilidade e ODS”, com o programa Alô Minas.
-
Prêmio da Central de Compras do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos como organização com maior número de adesão às ações de centralização promovidas pela unidade em 2023.
Além disso, outros trabalhos e projetos da Seplag-MG foram finalistas e/ou receberam menção honrosa em outras premiações.
Foco no cidadão
Em seus 20 anos de existência, a Seplag-MG esteve à frente de importantes marcos para a Administração Pública mineira e para os cidadãos.
Algumas dessas entregas foram a criação das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), que centralizam serviços públicos em um único espaço; o uso do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) para facilitar a gestão de documentos oficiais; melhorias na Cidade Administrativa, sede do Poder Executivo estadual; o aumento constante do Índice de Transformação Digital, impulsionado pela digitalização dos serviços públicos, instalação de antenas de telefonia móvel e internet em áreas rurais de Minas Gerais, entre outras iniciativas.
Da mesma forma, se destacam as políticas de valorização dos servidores, programas como o Transforma Minas, que seleciona e investe no desenvolvimento de gestores; e o foco constante no equilíbrio das contas do Estado, com ferramentas como o Orçamento Base Zero, a gestão dos projetos estratégicos e a racionalidade nas compras públicas e na logística, entre outros, que possibilitam que os recursos sejam direcionados para as políticas públicas voltadas para melhorar a vida dos cidadãos.
A chefe de Gabinete da Seplag-MG, Sílvia Listgarten, salienta que a robustez do trabalho desenvolvido é assegurada pela atuação séria e comprometida da equipe de profissionais que atua na pasta, alinhando conhecimento técnico, habilidades, competências e espírito de equipe.
“A excelência do trabalho da Seplag-MG está diretamente ligada à valorização e ao cuidado com os servidores. Outro importante fator é a busca de mecanismos que garantem a conformidade com leis, regulamentos e diretrizes, visando mitigar erros e melhorar a gestão dos recursos públicos”, completa a chefe de Gabinete.
Nesse sentido, a Seplag-MG implementou, em maio deste ano, por exemplo, a Política de Gestão de Riscos da Secretaria, criada para gerenciar e prevenir riscos corporativos, orientar a tomada de decisões nas organizações e contribuir com o aprimoramento dos serviços públicos, com a racionalização das despesas e com a garantia de entregas de qualidade à população.
Em 2023, a secretaria iniciou, ainda, a construção do Planejamento Estratégico para os próximos quatro anos. A Seplag-MG ganhou novas atribuições a partir da reforma administrativa aprovada pela ALMG, passando a assumir, cada vez mais, um papel estratégico fundamental no Governo de Minas. O planejamento estratégico tem o objetivo de guiar a atuação da pasta com foco na busca de alcançar resultados ainda melhores nos serviços prestados à população de Minas Gerais.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar