Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Presídio de Alfenas inaugura galpão de trabalho e novas instalações da escola

Publicados

em

Sejusp / Divulgação

Para potencializar e qualificar as ofertas de trabalho e ensino voltadas aos detentos que cumprem sentença em Alfenas, o presídio local inaugura, nesta terça-feira (21/6), um galpão com mais de 579 m², que conta com diversos ambientes e estrutura física adequada para o desenvolvimento dessas atividades.

O local, que recebeu o nome de “Espaço de Oportunidades”, conta com duas oficinas de trabalho, três salas de aula, uma sala de professores, biblioteca, uma cozinha/padaria escola de 42 metros quadrados, almoxarifado, salão para reuniões (que pode ser utilizado pela escola, parceiros de trabalho e profissionais da unidade), uma sala de informática (para rotinas escolares, profissionalizantes ou capacitações voltadas aos servidores), além de banheiros.

A verba de R$ 450 mil usada na construção é da prefeitura, obtida por meio de aprovação de projeto de lei, com intermédio do Judiciário. Já a construção ocorreu com a mão de obra de presos da unidade, com a orientação de uma arquiteta contratada para a finalidade.

Sejusp / Divulgação

Ampliação de parceiros e qualidade para os servidores

Leia Também:  Presidente em exercício do TJMG realiza reunião de trabalho com juízes auxiliares

Para a diretora da unidade, Anelise Mendonça, o espaço dará oportunidade à vinda de novos projetos, melhorando o cumprimento da lei de execução penal e ampliando as chances de preparação profissional, reinserção na sociedade e no mercado de trabalho dos detentos. “Além de todos os benefícios voltados aos presos, o novo local ainda proporcionará espaços com condições mais adequadas para os servidores atuarem nas rotinas diárias e até para o desenvolvimento de suas capacitações”, observa a diretora.

O Presídio de Alfenas já conta com parceria junto à Associação pela Solidariedade ao Recuperando, na qual os detentos desenvolvem atividades de marcenaria e artesanato. A produção é vendida em uma loja no centro do município e o valor arrecadado com as vendas retorna para a manutenção do projeto.

A construção de oportunidades

Flávio Silva, de 43 anos, é um dos detentos que ajudou a erguer o galpão, instalando laje, pisos, encanamentos e rebocando paredes. Ele, que é profissional de funilaria e pintura, conta que aprendeu muito com profissionais e colegas que atuavam como multiplicadores.

Leia Também:  Minas já vacinou 100% da população indígena com mais de cinco anos que vive em aldeias

“Todos os detentos estão ansiosos pela inauguração. Não tem benção maior no presídio que um espaço de trabalho e estudo. Para aqueles que nunca trabalharam por falta de oportunidade, porque a sociedade discrimina, acredito que um diploma na mão pode contribuir, sim, para a saída do crime. Uma pessoa que nunca fritou um ovo, sair daqui com um certificado de culinária? Vai mudar a cabeça”, diz Flávio. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Governo de Minas promove série de ações para produtores e mercado na 89ª ExpoZebu

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA