Minas Gerais

Presídio de Itaobim ganha salas de enfermagem, odontologia e nova área administrativa

Publicados

em

O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) inaugurou, nesta quinta-feira (27/7), novo espaço administrativo, salas de enfermagem e odontologia do Presídio de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha. Os recursos das obras, cerca de R$ 350 mil, são provenientes de verbas pecuniárias do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Toda a mão de obra, incluindo os serviços de alvenaria, hidráulica, elétrica e pintura, foi de sete presos que cumprem pena na unidade prisional.

Sejusp / Divulgação

A nova estrutura do espaço administrativo tem cerca de 150 metros quadrados e conta com salas para a direção, assessoria de Informação e Inteligência, setores penal, alimentação, almoxarifado e jurídico, farmácia, recursos humanos e psicossocial.

Na antiga área que era destinada a atendimentos técnicos e administrativos foi construída uma sala de enfermagem, devidamente equipada, e um consultório odontológico. Para reforçar o atendimento prestado nestes locais, o Presídio de Itaobim tem o apoio de equipe completa da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).

Leia Também:  Suposta amante usa nome de Neymar e ganha dinheiro em plataforma: ‘500 mil’

O diretor do presídio, Clayton Reges, explica que as obras começaram em 2019, mas tiveram que ser paralisadas durante a pandemia de covid-19, e foram retomadas quando as autoridades sanitárias consideraram segura a volta às atividades. “Essas novas instalações são um grande avanço para o atendimento realizado pelos servidores da unidade. Trazem, de fato, melhorias na prestação de serviços, significam uma valorização do Depen e das instituições parceiras. Os presos têm melhores condições de cumprimento da pena e os servidores mais segurança e conforto para exercerem suas funções”, detalha o diretor.

Já o diretor do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado, que esteve presente na solenidade de inauguração nesta quinta, ressaltou a importância da parceria contínua com o Poder Judiciário, que possibilitou a reforma e a construção de novos espaços no presídio. “Estamos fazendo entregas muito importantes aqui hoje que vão melhorar o bem-estar dos nossos servidores e a rotina de trabalho, além de possibilitar melhor acesso a serviços de saúde aos custodiados. O Poder Judiciário é nosso parceiro ativo e diário, e essa inauguração só comprova mais uma vez isso.”

Leia Também:  PCMG investiga caso de homem que ateou fogo em técnico de enfermagem

Outras melhorias

Nos últimos dez anos, o Presídio de Itaobim vem passando por adequações estruturais no intuito de dar mais segurança e conforto para todos. Entre as principais obras estão construção da casa de albergados; construção de duas salas de aula que atendem detentos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), alunos do ensino superior a distância e cursos profissionalizantes; implementação de sistema moderno de CFTV com 26 câmeras de alta resolução; parlatório moderno e seguro e duas salas para audiências virtuais nos parâmetros exigidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Suposta amante usa nome de Neymar e ganha dinheiro em plataforma: ‘500 mil’

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  DER-MG libera passagem de veículos leves na MG-105, em Pavão, no Vale do Jequitinhonha

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA