Minas Gerais
Primeira Avaliação Trimestral começa a ser aplicada para os alunos da rede estadual de ensino

Para analisar o nível de aprendizagem dos estudantes, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) iniciou a aplicação da Primeira Avaliação Trimestral de 2022. Os estudantes da rede pública estadual de ensino terão até 8/7/2022 para realizar os testes. Serão avaliados os estudantes a partir do 2º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio do ensino regular, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de correção de fluxo da rede estadual.
A realização da prova pode ser de forma on-line ou impressa. Na aplicação on-line, os estudantes têm acesso aos cadernos de prova por meio do aplicativo Conexão Escola 3.0 ou via web. Para a aplicação impressa, os cadernos de teste foram disponibilizados para as escolas realizarem o download e impressão através do Portal Simave.
Os resultados da Primeira Avaliação Trimestral de 2022 ajudarão a fornecer subsídios ao professor para constatar se os objetivos de ensino estabelecidos foram atingidos. Além disso, a intenção da SEE/MG também é levantar dados para que se possa realizar um trabalho de recuperação de eventuais defasagens e garantir que o conteúdo possa ser assimilado dentro do ano letivo corrente.
Plano de ação
A partir dos resultados, será disponibilizado um plano individual de estudos para o estudante, com as indicações do conteúdo que deve receber mais atenção e qual o material pode ser usado pelo estudante para cumprir o objetivo. Os resultados serão compartilhados também com os professores e diretores. Para os estudantes que realizam os testes de maneira impressa, após o recolhimento das avaliações, os professores deverão orientar quanto ao aprofundamento de seus estudos.
A Primeira Avaliação Trimestral deverá ser feita sem consulta. Assim, será possível ter um diagnóstico mais fiel da realidade de cada estudante da rede. Além disso, a participação também conta para o Prêmio Escola Transformação, que pode render premiação em dinheiro para a escola.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem