Minas Gerais

Professores da rede estadual são selecionados para imersão no ambiente de pesquisa e desenvolvimento científico

Publicados

em

Ensinar o que sabe, compartilhar ideias e se aperfeiçoar para tornar o ensino ainda mais interessante e de qualidade. Fabíola Fonseca, professora de biologia da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, em Mateus Leme, e Douglas Silva, professor de química da Escola Estadual Madre Carmelita, em Belo Horizonte, fazem parte de um grupo de 40 docentes selecionados, de todo o país, dentre 349 inscrições, para participar da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (Espem), organizada pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas.

Com duração de uma semana, de 17 a 21/7, a Espem é financiada pelo CNPEM, uma organização social privada sem fins lucrativos que, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realiza trabalhos de pesquisa e desenvolvimento científico, em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF). Essa é a quinta edição do evento, sendo a segunda realização presencial abrangendo outras áreas da ciência, além da física.

“O evento nos atualiza e instrumentaliza em relação às tecnologias mais atuais nas diferentes áreas das Ciências da Natureza e, além disso, aborda tópicos que podem ser incorporados no dia a dia das aulas de ciências, tornando-as mais atrativas e próximas das tecnologias em pauta na atualidade”, destaca Douglas.

A Espem é uma oportunidade para que professores do ensino médio de todo o Brasil façam uma imersão sobre pesquisa e desenvolvimento de fronteira do CNPEM. O objetivo é levar ideias da ciência moderna para as salas de aula onde esses profissionais atuam e auxiliar na formação dos professores participantes e nas práticas de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

Leia Também:  Superminas, segundo maior evento do setor supermercadista do país, deve gerar R$ 2,3 bilhões em negócios
Arquivo Pessoal / Divulgação

Fabíola e Douglas também são orientadores de projetos do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (Iceb) 2023, atuando nos Núcleos de Pesquisa de suas respectivas escolas. O Programa Iceb visa fomentar o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à pesquisa. O foco é incentivar os estudantes a aprimorarem o processo de aprendizagem e a ingressarem no Ensino Superior.

“É um evento muito interessante, estamos tendo acesso a laboratórios de ponta do Brasil, conversando com profissionais renomados, inclusive de fora do país. Está sendo uma experiência muito válida e prazerosa. Tenho certeza que algumas dessas experiências poderão ser, de alguma forma, aplicadas na educação básica, dentro de iniciação científica e alfabetização científica”, ressalta Fabíola.

A CNPEM possui laboratórios de 4ª geração que auxiliam nos estudos da ciência em áreas como nanotecnologia, Biologia, Física, Química, entre outras. Em todo o mundo, só existem três laboratórios como esse, o que torna o Brasil uma referência em ciência e tecnologia.

Conhecimento que agrega valor e fomenta a qualidade do ensino

A Espem recebe inscrições de professores de Física, Química e Biologia das redes municipal, estadual, federal e privada de todo o país. Além de concorrido, o processo seletivo foi bastante exigente e detalhado. Dentre os documentos analisados para a seleção, estão o Currículo Lattes, que é o currículo de pesquisas desenvolvidas pelo profissional, tempo de atuação como docente, certificados e diplomas. Foi aberto um edital e os interessados tiveram que escrever uma carta de intenção falando das motivações e possíveis resultados da participação.

Leia Também:  Programação especial de Natal marca o fim do Ano da Mineiridade

“Citei o trabalho que realizo na escola, que faço mestrado e tento aliar a pesquisa em ensino à prática docente, e que o evento poderia aproximar ainda mais os estudantes com as pesquisas feitas nesse centro, que é referência mundial, além de potencializar e instrumentalizar a abordagem interdisciplinar de diferentes temáticas”, conta o professor Douglas.

Para a professora Fabíola, foi uma grata surpresa ela ter sido selecionada para esse curso. “Significa muito ter esse acesso a laboratórios de ponta do país, além de todo suporte e conhecimento fornecidos pelo CNEM. Acredito ser uma das ferramentas importantes na ruptura de barreiras entre a pesquisa e a educação básica. Estou muito orgulhosa de representar o meu estado, meus colegas professores de Biologia e minha escola”, declara.

“A Fabíola é uma professora apaixonada pelo trabalho que faz, sempre busca novas tecnologias, ama a pesquisa e as aulas práticas. A participação dela no Espem veio como forma de reconhecimento pelo trabalho que desenvolve. Apenas dois professores de Minas foram selecionados. Orgulho para a escola ter uma professora como ela”, pontua Arilene de Sousa, diretora da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, em Mateus Leme, em que Fabíola leciona.

Esse sentimento também é compartilhado por Maria Adélia de Andrade, diretora da Escola Estadual Madre Carmelita, em Belo Horizonte, em que Douglas dá aulas. “A gente sabe o quanto isso vai colaborar para o ensino de Ciências na escola e o quanto ele vai incentivar os alunos”, ressalta a gestora.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Desenvolvimento Social lança segundo ciclo do Programa Percursos Gerais para famílias em áreas rurais

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  2ª etapa do Programa Estadual de Resgate de Animais Domésticos tem início nesta segunda-feira

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA