Minas Gerais

Programa Acolher oferece atendimento psicológico gratuito aos estudantes da Unimontes pelo sistema on-line

Publicados

em

Os acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) contam com atendimento psicológico gratuito. O serviço é oferecido por meio do Programa Acolher.Trata-se de um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva.

O atendimento psicológico, disponibilizado para alunos dos cursos de graduação de todos os campi da Unimontes, passou a ser oferecido também pelo sistema on-line. Conforme explica a coordenadora do Programa Acolher, professora e psicóloga Vera Lúcia Mendes Trabbold, para ser atendido basta que o acadêmico acesse o site do sistema do projeto, no link https://sigap.unimontes.br/registrar/aluno e cadastre-se para solicitar um atendimento psicológico. Após o cadastro, um psicólogo do Programa Acolher irá receber a solicitação e entrará em contato com o aluno pelo whatsapp.

As solicitações também podem ser feitas por intermédio do e-mail: [email protected]. Neste caso, o aluno deve enviar o pedido de atendimento psicológico com nome, whatsapp, matrícula e curso de graduação.

Cada estudante pode ser atendido em até dez sessões pelo sistema on-ine. A ação conta com a parceria de vários profissionais psicólogos e da Residência de Psiquiatria da Unimontes

Leia Também:  Operação Férias Seguras da PM busca coibir furtos e roubos em residências

A professora Vera Lúcia Trabbold, que também é coordenadora do curso de Psicologia da Unimontes, ressalta que “estudos mostram que a entrada em um curso superior traz consigo determinadas particularidades relacionadas às exigências socioculturais na juventude, como o apropriar-se de uma nova metodologia de ensino, fazer novos laços sociais, tomar decisões por si próprio, estar distanciado da família e dos amigos de infância, se haver com as questões sobre a sexualidade e vida amorosa, preparar-se para uma profissão, entre outras questões, ocorrências que podem desestabilizar o sujeito”.

Foi dentro deste contexto que foi instituído o Programa Acolher. A iniciativa, implementada desde 2017, tem como objetivo “oferecer um serviço de acolhimento psicológico da urgência subjetiva para os alunos da Unimontes”.

A professora Vera Trabbold salienta que o programa oferece ao aluno o apoio na clínica psicanalítica, “entendida como um dispositivo dentro de uma perspectiva discursiva, que acolhe a singularidade do sofrimento do estudante na relação com o social”.

Ainda conforme a coordenadora, o Programa Acolher busca também “contribuir com a comunidade universitária ofertando palestras, rodas de conversas e intervenções, em parceria com outros departamentos”.

Leia Também:  Com credenciamento de empresas, Governo de Minas garante atendimento de vistorias veiculares para mais de 90% dos municípios mineiros

Serviço

Programa Acolher – Atendimento psicológico gratuito aos alunos da Unimontes

Como procurar atendimento: pela internet, link: https://sigap.unimontes.br/registrar/aluno

As solicitações também podem ser feitas por intermédio do e-mail: [email protected]

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Terminam nesta sexta-feira (2/2) as inscrições para o ReciclaBelô
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA