Minas Gerais
Programa Caminhos da Arte começa terceira etapa em Brumadinho
A Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) do / Palácio das Artes, realiza a abertura da 3ª etapa do programa Caminhos da Arte no próximo sábado (12/3), das 10h às 15h. O evento será realizado na Estação Cidadania, em Brumadinho (Rua A, nº 673 – Cohab), com direito a feirinha de produtos locais, apresentações artísticas – como a Big Band do Cefart – e cursos gratuitos oferecidos pela iniciativa (vagas limitadas).
Nessa terceira etapa do programa são oferecidos sete cursos, somente para pessoas de Brumadinho e região, com 20 vagas para cada um, sendo eles: “DJ”, “Grafite”, “Iluminação”, “Design de Moda”, “Sonorização”, “Contação de Histórias” e “Interpretação para TV e Cinema”. Há também o curso de “Dança de Salão”, com 40 vagas divididas em duas turmas. Todas as atividades são 100% gratuitas e foram definidas a partir das demandas da própria população da cidade, feitas por meio de pesquisas.
Caminhos da Arte é um programa humanístico de atuação cultural, artística, social e econômica, pautado na promoção de experiências criativas, artísticas e de desenvolvimento humano para a população de Brumadinho. Trata-se de uma iniciativa de promoção continuada de atividades reflexivas e de qualificação técnica cultural para os moradores da cidade, estimulando a retomada gradual das atividades criativas presenciais, com o propósito de ampliar possibilidades para que jovens e adultos tenham vivências e atividades formativas artísticas.
Abertura
Outro destaque de sábado será a solenidade de abertura oficial, às 11h, com presenças do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, da presidente da FCS, Eliane Parreiras; do prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo Barcelos; do secretário municipal de Turismo e Cultura de Brumadinho, Marcos Paulo de Andrade Amabis; da diretora do Cefart, Marta Guerra; além de representantes das patrocinadoras Caterpillar e do Instituto Social Sotreq – iSSO. A Prefeitura de Brumadinho apoia o programa.
“Tem sido muito importante para a FCS realizar o programa Caminhos da Arte, por possibilitar uma real geração de impacto social, econômico e humano por meio da arte e da cultura”, destaca a presidente da FCS, Eliane Parreiras. As parcerias, completa ela, são motivo de grande orgulho, “pois nos permitem viabilizar, agora de maneira presencial, ações de formação cultural de relevância para as comunidades da cidade mineira”.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (11/3) pelos sites: www.cdabrumadinho.com.br e www.fcs.mg.gov.br. Os resultados dos selecionados de cada curso serão enviados por e-mail/telefone aos alunos contemplados até 15/3.
As aulas serão ministradas presencialmente, na Estação Cidadania em Brumadinho, entre os dias 19/3 e 21/5 deste ano, sempre aos sábados. Cada curso terá carga horária total de 36 horas, sendo 4 horas por semana, com exceção do curso de “Dança de Salão”, que tem carga horária total de 18 horas, sendo 2 horas por sábado. Todos os materiais necessários serão fornecidos pelo programa Caminhos da Arte.
- Confira, neste link, uma breve descrição dos cursos de livre iniciação e capacitação.
Serviço
Abertura da 3ª etapa do programa Caminhos da Arte, em Brumadinho
Data: 12/3/2022 (sábado)
Horário: 10h às 15h
Local: Estação Cidadania – Brumadinho (Rua A, nº 673 – Cohab)
Entrada gratuita
Inscrições: até 11/3/2022, pelos sites www.cdabrumadinho.com.br / www.fcs.mg.gov.br,
Informações para o público: cdabrumadinho@fcs.mg.gov.br
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.