Minas Gerais
Programa de Doação de Fertilizantes recebe adesão de 146 municípios
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), recebeu a solicitação de 146 municípios interessados em aderir ao Programa de Doação de Fertilizantes para a agricultura familiar.
A ação é desenvolvida em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e a Harsco Environmental, instituição responsável pela doação do insumo.
O subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, Caio César Coimbra, detalhou os benefícios do programa.
“A correção do solo com o agrosilício aumenta a resistência da planta contra o ataque de pragas e doenças, trazendo um crescimento na produtividade duas a três vezes maior em comparação com aquele que não faz”.
Funcionamento
A Harsco Environmental vai disponibilizar o agrosilício para as prefeituras, que serão responsáveis por buscar o fertilizante na unidade industrial e fazer a distribuição.
Cada produtor vai receber até 10 toneladas, após a apresentação do laudo da análise de solo, acompanhado da recomendação de uso feita pelos técnicos da Emater-MG no município.
“É muito gratificante ver o interesse de tantas prefeituras no programa. Isso demonstra o reconhecimento do agrosilício para o desenvolvimento sustentável da agricultura”, afirma o presidente da Harsco Environmental na América Latina, Wender Alves.
Alves acrescenta que a parceria da empresa com o Governo de Minas exemplifica o compromisso conjunto do setor público e privado em promover produtos de economia circular, o desenvolvimento rural sustentável e a contribuição para o bem-estar das comunidades do estado.
Cartilha
Para orientar o produtor rural no uso do agrosilício, a Emater-MG preparou uma cartilha com informações importantes, como o uso adequado de Equipamento de Proteção Individual (EPI), armazenamento, recomendação de uso e época de aplicação.
“Essa orientação técnica dos extensionistas é fundamental para que o programa atinja os objetivos de aumentar a produtividade da agricultura familiar, com impactos positivos na geração de emprego e renda no campo”, explica o subsecretário Caio Coimbra.
O plano de trabalho com a Harsco Environmental abrange período inicial de cinco anos.
A colaboração envolve a doação anual de pelo menos 10 mil toneladas de fertilizantes, enquanto durar a parceria. A expectativa é a de que cerca de 2 mil agricultores por ano sejam beneficiados.
Inicialmente, serão contempladas nove regiões do estado.
As localidades estão na área de abrangência das unidades regionais da Emater-MG com sede em Belo Horizonte, Governador Valadares, Guanhães, Ipatinga, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Sete Lagoas e Viçosa.
Os agricultores, silvicultores e pecuaristas selecionados devem ser, necessariamente, atendidos por extensionistas da Emater-MG.
Parceria
A doação de fertilizantes pela Harsco Environmental foi formalizada durante solenidade realizada em janeiro deste ano, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, com a assinatura do acordo entre a Secretaria de Agricultura, a Emater-MG e os representantes da empresa, acompanhada pelo vice-governador, Professor Mateus.
Em dezembro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), a sua agência vinculada Invest Minas e a Harsco assinaram protocolo de intenções com o objetivo de formalizar o interesse da empresa em investir no estado e o compromisso do Governo de Minas em viabilizar a colaboração.
Para os próximos dois anos, está previsto aporte de R$ 220 milhões da parceira privada em Minas.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.