Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Programa de Educação Permanente em Parcerias Público-Privadas está com inscrições abertas

Publicados

em

A Fundação João Pinheiro (FJP) e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) recebem, até 17/6, inscrições para o Programa de Educação Permanente em Parcerias Público-Privadas (P5). Oferecido de forma gratuita, o P5 tem o objetivo de ensinar aos participantes noções básicas para selecionar, planejar, estruturar e implementar projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPP). O curso será realizado na modalidade a distância (EaD), entre 22/6 e 22/8, e tem como público-alvo prefeitos, secretários municipais, procuradores e demais integrantes da administração pública.

Com carga horária de 68 horas, divididas em sete módulos, o programa também irá oferecer seminários e oficinas de capacitação, eventos acadêmicos e cooperação intelectual com técnicos da FJP e do IPGC. A iniciativa tem o objetivo de contribuir com a formação dos gestores públicos em relação à legislação brasileira das PPP e concessões e às formas de estruturação e suas principais vantagens na execução de projetos de infraestrutura que atendam de forma mais urgente às demandas municipais.

Para a diretora geral da Escola de Governo da FJP, Maria Isabel Araújo, uma das melhores formas de difundir as PPP é apresentar as vantagens desse tipo de arranjo aos gestores municipais e esclarecer à população sobre como tais parcerias podem ser positivas em contextos específicos. “Em conjunto com o IPGC, vamos potencializar a visão das oportunidades de melhorias e avanços aos municípios, apresentando propostas de elaboração e implementação de políticas públicas de forma enriquecedora, além de conceitos cada vez mais modernos e sustentáveis”, explica.

Leia Também:  Inauguração de serviço de tomografia em Itaobim vai beneficiar mais de 80 mil pessoas no Vale do Jequitinhonha

O presidente do IPCG, Leonardo Santos, destaca a importância da parceria com a Fundação João Pinheiro nesse projeto e o relevante papel do instituto na temática. “Estamos nos alinhando a uma das principais referências do país, que é a FJP, para desenvolver a gestão das cidades mineiras no campo das parcerias com a iniciativa privada. O IPGC tem, hoje, um modelo de estruturação de PPP reconhecido pela ONU, e isso nos dá a responsabilidade de levar esse conhecimento construído para mais pessoas dentro da administração pública nacional”, ressalta.

Para mais informações e inscrições, acesse: http://fjp.mg.gov.br/p5/.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Censo Previdenciário: Ipsemg realiza levantamento das dez cidades com maior número de irregulares

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA