Minas Gerais

Programa de Lideranças do Governo de Minas inicia agenda 2024

Publicados

em

O governador Romeu Zema participou, na manhã desta quarta-feira (20/3), da abertura das atividades de 2024 do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) do Governo de Minas.

A iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Fundação João Pinheiro (FJP) tem o objetivo de desenvolver líderes para atuação inovadora no setor público, com capacidade para articular ações e trabalhar em rede para o alcance de resultados mais eficientes.

Durante participação na abertura do curso, o governador propôs momento de troca de experiências com os gestores, com fala que ressaltou a importância do programa para a preparação de líderes dentro do poder público mineiro.

“O motivo de estar aqui mais uma vez é por acreditar firmemente na preparação, em se antecipar aos problemas, o que faz toda a diferença nas nossas tomadas de decisão. Quando mais preparados estivermos, menos vamos sangrar no dia-a-dia. Em minha experiência como gestor pude ver de perto como o fator gestão e liderança tem impacto nos resultados”, disse.

O chefe do Executivo mineiro também compartilhou com os participantes do programa a necessidade da capacitação de líderes que tenham seus objetivos pautados no benefício da população.

Leia Também:  Condomínio logístico é inaugurado em Betim e tem potencial de gerar 10 mil empregos

“Nas nossas secretarias, o trabalho que é feito no Estado tem de, necessariamente, visar o bem o povo, o pagador de impostos. Nós estamos aqui para devolver para o mineiro educação melhor, saúde melhor, serviços melhores nas unidades, segurança e infraestrutura adequada”, completou.

Equipe

Neste ano, cerca de 125 lideranças vão participar do PDL, entre subsecretários e superintendentes, além de gestores regionais. As atividades que tiveram início nesta quarta-feira vão durar durante o ano em encontros periódicos.

Estratégia

Parte do Transforma Minas, um dos principais projetos estratégicos do Governo do Estado na área de gestão de pessoas, o PDL teve início em 2019, tendo como público alvo os subsecretários.

O programa foi estruturado com atividades voltadas para a valorização e o desenvolvimento de competências específicas para cargos de liderança, como a orientação para resultados, engajamento e comunicação.

Em 2023, o público alvo do programa foi ampliado, dando origem ao PDL Superintendentes, mantendo-se o mesmo propósito.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, enalteceu a importância do programa para o desenvolvimento profissional do gestor e para o serviço público estadual.

“Estes momentos de aprendizado são muito importantes para a formação de vocês e também para o governo e para a sociedade. Uma vez que nós gestores estamos melhor preparados, quando temos líderes melhores as entregas para a sociedade ocorrem com mais fluidez e de forma mais efetiva”, disse.

Leia Também:  Minas planeja flexibilizar uso de máscaras em locais fechados a partir de 1° de maio

Metodologia

O evento de abertura das atividades tem o objetivo de fortalecer a conexão entre estes profissionais, refletir sobre o tema engajamento de líderes e equipes e iniciar ações específicas de desenvolvimento das lideranças.

Os subsecretários farão a construção conjunta das ações temáticas e metodológicas que serão utilizadas nos demais encontros do ano e os superintendentes receberão a devolutiva sobre o Inventário de Personalidade Facet5, seguida de reflexão, em grupos, acerca das possibilidades de contribuição dos resultados do inventário para o processo de desenvolvimento de competências.

Transforma Minas

Coordenado pela Seplag-MG, o Transforma Minas consolidou-se como uma das principais políticas do Governo do Estado na área de gestão de pessoas.

Por meio do programa, mais de 450 profissionais já foram selecionados para cargos estratégicos de liderança no governo estadual, entre subsecretários, superintendentes, diretores e outros cargos de diversos órgãos e instituições.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  SES-MG lança terceira etapa do programa Saúde em Rede

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Trabalho da Epamig sobre controle de pragas desperta interesse na Holanda

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA