Minas Gerais

Programa de Lideranças do Governo de Minas inicia agenda 2024

Publicados

em

O governador Romeu Zema participou, na manhã desta quarta-feira (20/3), da abertura das atividades de 2024 do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) do Governo de Minas.

A iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Fundação João Pinheiro (FJP) tem o objetivo de desenvolver líderes para atuação inovadora no setor público, com capacidade para articular ações e trabalhar em rede para o alcance de resultados mais eficientes.

Durante participação na abertura do curso, o governador propôs momento de troca de experiências com os gestores, com fala que ressaltou a importância do programa para a preparação de líderes dentro do poder público mineiro.

“O motivo de estar aqui mais uma vez é por acreditar firmemente na preparação, em se antecipar aos problemas, o que faz toda a diferença nas nossas tomadas de decisão. Quando mais preparados estivermos, menos vamos sangrar no dia-a-dia. Em minha experiência como gestor pude ver de perto como o fator gestão e liderança tem impacto nos resultados”, disse.

O chefe do Executivo mineiro também compartilhou com os participantes do programa a necessidade da capacitação de líderes que tenham seus objetivos pautados no benefício da população.

Leia Também:  Governo de Minas inicia pagamento de reajuste da Educação já na folha de julho

“Nas nossas secretarias, o trabalho que é feito no Estado tem de, necessariamente, visar o bem o povo, o pagador de impostos. Nós estamos aqui para devolver para o mineiro educação melhor, saúde melhor, serviços melhores nas unidades, segurança e infraestrutura adequada”, completou.

Equipe

Neste ano, cerca de 125 lideranças vão participar do PDL, entre subsecretários e superintendentes, além de gestores regionais. As atividades que tiveram início nesta quarta-feira vão durar durante o ano em encontros periódicos.

Estratégia

Parte do Transforma Minas, um dos principais projetos estratégicos do Governo do Estado na área de gestão de pessoas, o PDL teve início em 2019, tendo como público alvo os subsecretários.

O programa foi estruturado com atividades voltadas para a valorização e o desenvolvimento de competências específicas para cargos de liderança, como a orientação para resultados, engajamento e comunicação.

Em 2023, o público alvo do programa foi ampliado, dando origem ao PDL Superintendentes, mantendo-se o mesmo propósito.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, enalteceu a importância do programa para o desenvolvimento profissional do gestor e para o serviço público estadual.

“Estes momentos de aprendizado são muito importantes para a formação de vocês e também para o governo e para a sociedade. Uma vez que nós gestores estamos melhor preparados, quando temos líderes melhores as entregas para a sociedade ocorrem com mais fluidez e de forma mais efetiva”, disse.

Leia Também:  Secretário de Fazenda de Minas Gerais é reeleito vice-presidente do Comsefaz

Metodologia

O evento de abertura das atividades tem o objetivo de fortalecer a conexão entre estes profissionais, refletir sobre o tema engajamento de líderes e equipes e iniciar ações específicas de desenvolvimento das lideranças.

Os subsecretários farão a construção conjunta das ações temáticas e metodológicas que serão utilizadas nos demais encontros do ano e os superintendentes receberão a devolutiva sobre o Inventário de Personalidade Facet5, seguida de reflexão, em grupos, acerca das possibilidades de contribuição dos resultados do inventário para o processo de desenvolvimento de competências.

Transforma Minas

Coordenado pela Seplag-MG, o Transforma Minas consolidou-se como uma das principais políticas do Governo do Estado na área de gestão de pessoas.

Por meio do programa, mais de 450 profissionais já foram selecionados para cargos estratégicos de liderança no governo estadual, entre subsecretários, superintendentes, diretores e outros cargos de diversos órgãos e instituições.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo de Minas lança a programação do 1º Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA