Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Programa de promoção de iniciativas socioambientais em Minas ganha novas adesões

Published

on

O programa Aliança Ambiental Estratégica, iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), está conquistando novas adesões.

Criado para impulsionar projetos socioambientais voluntários e promover transformações positivas na sociedade, o programa busca reconhecer esses esforços e melhorar a qualidade ambiental em Minas Gerais.

Até o momento, nove empresas se uniram à iniciativa. “A Aliança Ambiental Estratégica é uma parceria focada em projetos voluntários que vão além das obrigações legais”, explica a diretora de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos da Semad, Fabiana Moreira.

A mais recente adesão é da Empresa Cedro Participações, com projetos da Cedro Mineração e da Cedro Agronegócio. O termo de adesão foi assinado durante a Semana do Meio Ambiente, e os projetos já estão em fase de consolidação.

A pioneira no programa foi a Aperam Bioenergia, em 2023. Parte do Grupo Aperam, a empresa lançou o projeto socioambiental Raízes do Vale, focado em plantios consorciados em florestas renováveis de eucalipto. O objetivo é promover a segurança alimentar das famílias locais, gerando emprego e renda.

Leia Também:  Companhia internacional anuncia R$ 120 milhões em expansão em Minas Gerais

Fases

O Aliança Ambiental Estratégica é estruturado em três fases principais, criando uma ponte entre os projetos voluntários das empresas e o reconhecimento oficial, com o intuito de melhorar a qualidade ambiental em Minas Gerais.

A primeira fase é a triagem e a elegibilidade, onde as empresas interessadas submetem seus projetos ao edital. A Semad e o IEL analisam os critérios de adesão e, uma vez aprovados, a empresa assina um Termo de Investimento com o IEL/MG e recebe a Declaração de Adesão à Aliança Ambiental.

A segunda fase prevê a avaliação e o monitoramento dos projetos aprovados, que são acompanhados por meio de análise documental, reuniões periódicas online, auditorias in loco, e consolidação de resultados.

“Esse é um ponto crucial, pois garante que o projeto está sendo executado conforme o planejado”, destaca Fabiana Moreira.

Já a terceira fase é a do reconhecimento. Aqueles projetos que cumprem os requisitos do programa, suas metas e indicadores recebem um Parecer Técnico da Semad e do IEL e são agraciados com o Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental Semad e IEL/MG.

Esse selo oferece maior visibilidade aos projetos, com destaque nos sites da Fiemg e da Semad, redes sociais, e na plataforma de Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema).

Leia Também:  Pesquisadores dão dicas de manejo correto da água para criação de peixes

“Este selo é um diferencial competitivo que reconhece o compromisso da empresa com a melhoria ambiental e social, além de fortalecer sua imagem perante uma cadeia de valor mais exigente e consciente”, observa Fabiana Moreira.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Ouvidoria-Geral do Estado apresenta Sala de Situação e modelo de inteligência para Tribunal de Contas de Minas Gerais

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA