Minas Gerais
Programa de Voluntariado Cemig entrega doações da Campanha Dignidade Menstrual
Empregados da Cemig realizaram, durante o mês de março, a Campanha “Dignidade Menstrual” que arrecadou mais de 18 mil unidades de absorventes femininos. Os itens arrecadados estão sendo doados para instituições de apoio e acolhimento a meninas e mulheres em situação de risco social, em diversas regiões do estado.
A iniciativa faz parte das ações do Programa Você – Voluntariado Cemig, que integra as práticas de promoção ESG realizadas pela empresa, estimulando e difundindo a solidariedade e o trabalho voluntário entre os colaboradores, de maneira a potencializar as ações de cidadania participativa e de transformação social.
Atualmente, já existem inúmeras iniciativas de políticas públicas e não governamentais de combate à pobreza menstrual no país, a exemplo do ‘Programa Dignidade Menstrual’, lançado em 2024 pelo Governo Federal, que garante a distribuição gratuita e continuada de absorventes higiênicos para cerca de 24 milhões de pessoas beneficiadas, que estão entre 10 e 49 anos, e que não têm acesso a esse item fundamental durante o ciclo menstrual.
Entretanto, ainda existem muitas pessoas que menstruam precisando de ajuda, uma vez que a oferta do governo e de outras entidades não atende toda a demanda e muitas instituições buscam apoio e doações.
“Ainda há muitas mulheres que recorrem a itens alternativos de contenção do fluxo para sair de casa durante o período menstrual, e isso inclui papel de jornal, palha, sacos de supermercado, papel higiênico, pedaço de tecido e até miolo de pão. Parece absurdo, mas é a realidade de muita gente, e ela tem nome: pobreza menstrual”, comenta a analista de sustentabilidade da Cemig, Marina Souza Lúcio Oliveira.
“Foi pensando em contribuir para mudar essa realidade que o Programa Você idealizou a campanha. A nossa intenção com essa campanha é levar a dignidade menstrual também para quem a distribuição gratuita não contempla, mas ainda assim se encontra em situação de vulnerabilidade. Escolas e instituições que atendem essas pessoas fizeram o alerta sobre essa necessidade e nos inspiraram a agir nesse sentido”, completa Marina Oliveira.
Em Belo Horizonte, a campanha vai beneficiar o Coletivo Mulheres da Quebrada, com a entrega de 6.200 unidades. Além da capital, a campanha também vai beneficiar instituições em Itajubá, Pouso Alegre, Varginha, Montes Claros, Uberlândia, Divinópolis e Ipatinga.
Dignidade
Para Maria Carmen Gomes Silveira, técnica administrativa da Cemig e uma das voluntárias da campanha, a importância da iniciativa está exatamente na oportunidade de contribuir efetivamente com a condição mais digna de quem está em situação de vulnerabilidade. “Há coisas que a gente percebe que são privilégios apenas quando refletimos sobre elas. Para nós, absorventes são itens incorporados ao dia a dia e nem pensamos neles; quando precisamos é só abrir o armário e lá estão. Para tantas mulheres receber um pacote de absorvente é uma forma de reconhecer-se digna e merecedora de um mínimo de atenção, de um olhar compassivo. Para nós custa muito pouco, mas para quem precisa e não pode comprar, receber tem um valor imenso!”, comenta.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.