Minas Gerais

Programa ICMS Esportivo bate recorde de apoio a projetos e iniciativas

Publicados

em

O programa ICMS Esportivo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), bateu novos recordes no ano-base 2023.

Ao todo, 12.207 programas e projetos esportivos foram comprovados, superando o recorde de 2022, quando mais de 11 mil projetos receberam comprovados pelos municípios mineiros.

Este aumento de 8,93% reflete o apoio e investimento em iniciativas esportivas que promovem o esporte, a inclusão social e o desenvolvimento comunitário.

Por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), o ICMS Esportivo incentiva a organização e implementação de políticas públicas esportivas nos municípios mineiros, por meio da criação e manutenção de Conselhos Municipais de Esportes, que também têm se expandido pelo estado.

O número de conselhos subiu para 580, crescimento de cerca de 4,32% em relação ao ano anterior, sendo mais um recorde do programa pelo terceiro ano seguido.

Arthur Nascimento, analista do Núcleo de Gestão do ICMS Esportivo, destaca que “os resultados alcançados pelo ICMS Esportivo em 2023 são um marco para o esporte em Minas Gerais. Com os novos recordes, estamos vendo o impacto positivo de nossas políticas esportivas. Esses números não são apenas estatísticas. Eles representam a energia e a paixão pelo esporte que flui através de Minas Gerais”.

Leia Também:  Lula promove café da manhã com políticos para discutir projetos

Na cidade de Sacramento, no Triângulo Mineiro, o secretário de Esportes Fernando Oliveira Martins enfatiza o compromisso do município com o desenvolvimento esportivo e a participação ativa no ICMS Esportivo.

“O investimento em Sacramento na área de esporte e atividade física é enorme e entendemos que esse investimento pode vir do ICMS Esportivo. A Secretaria de Esportes de Sacramento, no período referente ao ano de 2023, cadastrou um total de 174 projetos no programa, e esperamos que no próximo ano consigamos ampliar ainda mais esse número”, disse.

A celebração desses recordes vai além dos números. Ela comprova que o espírito esportivo permeia cada cidade e cada cidadão mineiro, reforçando o compromisso do estado com o bem-estar e a qualidade de vida de sua população.

Retificação de relatório

A Diretoria de Fomento e Pesquisa de Políticas Esportivas (DFOPE) disponibiliza, no Sistema de Informação ICMS Esportivo e também a segunda retificação do relatório dos dados dos índices definitivos do ICMS Solidário – Critério Esportes com a listagem dos municípios habilitados e as pontuações referentes ao ano-base 2022.

Leia Também:  Período de frio exige cuidados para se aquecer sem provocar acidentes

Os municípios contemplados estão recebendo os recursos neste ano.

A motivação da retificação leva em conta a atualização dos dados de participação nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg).

Dos 556 municípios que tiveram seu Conselho Municipal de Esporte ativo, 534 tiveram ações esportivas aprovadas. Ao todo, as equipes responsáveis analisaram 11.206 programas ou projetos.

Os municípios que tiverem dúvidas sobre o resultado final de pontuação no ICMS Esportivo ano-base 2022 podem entrar em contato com a DFOPE pelo e-mail [email protected] ou pelo Sistema de Informação ICMS Esportivo.

O Relatório completo está disponível neste link.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Minas Gerais bate recorde na produção de sorgo: crescimento de 84%
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA