Minas Gerais

Programa propõe metodologia que potencializa desempenho de alunos, professores e comunidade

Publicados

em

Pensando na melhoria do aprendizado e na ampliação da participação das famílias dos estudantes no ambiente escolar, as escolas da rede estadual de ensino, que fazem parte da Gestão Integrada da Educação Avançada (Gide), estão realizando ações chamadas “Ver e Agir”, parte de metodologia usada para identificar problemas que impactam diretamente no desenvolvimento dos estudantes.

As escolas participantes estão desenvolvendo atividades como “A Mochila e o 5S”, para a melhoria dos resultados pedagógicos. Coordenadora da Gide na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Clareci Nunes Siqueira da Silva explica que o nome “5S” representa as iniciais de palavras japonesas relacionadas aos cinco sensos: utilização, organização, limpeza, saúde e higiene e autodisciplina. “Este é um instrumento para a formação de hábitos saudáveis entre os professores, estudantes e a comunidade escolar, visto que um ambiente limpo e organizado otimiza o tempo e facilita a aprendizagem”, explicou.

As ações “Ver e Agir” também ajudam os estudantes a se organizarem melhor para a rotina de estudos. Para que tudo ocorra da melhor maneira possível, consultores da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), analistas da SEE/MG e representantes das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) já visitaram cerca de 59 escolas. Durante as visitas foi observado, ainda, “o painel de Gestão à Vista”, indicador que demonstra os resultados alcançados pelas escolas.

Leia Também:  Polícia Militar realiza treinamento de Identificação Documental para alunos do curso de formação de sargentos

Mais de 2 mil gestores escolares e professores foram capacitados e sensibilizados com relação à metodologia da Gide em Minas Gerais. Em todo o estado, 1.009 unidades de ensino da rede estadual participam da iniciativa, que integra as ações do programa Gestão pela Aprendizagem, da SEE/MG.

Programa Gide

O projeto Gestão Integrada da Educação Avançada (Gide) faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), no contexto do Programa Gestão pela Aprendizagem, em agosto de 2019.

A Gide é um sistema desenvolvido pela FDG, que unifica e foca os esforços e recursos da escola em objetivos, metas e ações para a melhoria de resultados e processos, fundamentado no método Planejar, Executar, Verificar, Atuar (PDCA) e no gerenciamento do processo pedagógico a partir de fatos e dados.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Rodovia MG-479 em Januária, no Norte de Minas, vai receber pavimentação em trecho de 46 quilômetros
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA