Minas Gerais
Programa UAI Compartilha chega a mais cinco novos municípios

O Governo de Minas expande o programa UAI Compartilha para cinco novos municípios. As cidades de Campo Florido (Triângulo), Ouro Verde de Minas (Jequitinhonha/Mucuri), Engenheiro Navarro e Porteirinha (Norte de Minas), além de Cássia (Sudoeste) aderiram à iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) para implementação de uma central de atendimento com disponibilidade de serviços públicos, nos moldes das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Mais de 230 mil pessoas serão beneficiadas com serviços como emissão de documentos, licenciamento de veículos, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, entre outros.
Por meio do UAI Compartilha, a Seplag-MG fornece todas as orientações e expertise necessárias ao município para implementação e manutenção de uma central de atendimento, como sistema de funcionamento e gerenciamento de filas, além de fazer a articulação com os órgãos responsáveis pelos serviços para disponibilização de atendimento no local. O município, por outro lado, assume os custos com implantação e custeio da unidade.
“A ampliação do programa UAI Compartilha é um dos resultados dos esforços do Governo de Minas para garantir o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. Em Porteirinha, no norte de Minas, e Cássia, no Sudoeste do estado, por exemplo, serão mais de 119 mil pessoas beneficiadas nos municípios e cidades próximas”, reforça o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.
Para a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Seplag-MG, Laura Reis, o principal beneficiado será o cidadão. “O modelo de atendimento das UAIs é uma oportunidade de expandir a prestação dos serviços públicos, facilitando o acesso da população mineira a eles de forma padronizada e com qualidade”, ressalta
O UAI Compartilha foi lançado pelo Governo de Minas em 2019 e faz parte do Programa Estratégico Minas Atende. A primeira unidade do UAI Compartilha foi inaugurada em Leopoldina, na Zona da Mata, em dezembro de 2021, e a Seplag-MG possui convênios assinados com outros 16 municípios. Além disso, mais 28 cidades também já realizaram peticionamento para adesão ao programa.
Municípios
O prefeito de Campo Florido, Renato Soares de Freitas, comemora a assinatura do convênio: “Estamos com grande expectativa para a inauguração da Unidade de Atendimento Integrado, pois sabemos que a instalação em nosso município irá trazer um novo modelo de atendimento e mais facilidade para os cidadãos campo-floridenses e, também, da região”.
Já o prefeito de Ouro Verde de Minas, Marcelo Adriano Xavier de Vasconcelos, destaca que, com uma Unidade de Atendimento Integrado, o município terá mais autonomia para atender à população. “O programa possibilitará aos cidadãos a comodidade de usufruir de serviços essenciais sem a necessidade de deslocamento ao posto mais próximo, localizado em Teófilo Otoni”, declara.
Ouro Verde de Minas possui 5.895 habitantes e a UAI irá beneficiar 24.249 pessoas. Em Engenheiro Navarro, serão cerca de 63 mil pessoas beneficiadas.
“A UAI vem para ampliar o ciclo de desenvolvimento que, claro, não será apenas da nossa cidade. Os moradores de Bocaiúva, Francisco Dumont, Joaquim Felício e Buenópolis, por exemplo, não precisarão ir até Montes Claros para realizar serviços como prova do Detran-MG, emissão de documentos e muito mais. Isso é resultado do trabalho sério de todos”, diz o prefeito de Engenheiro Navarro, Hugo Felipe de Almeida Silva.
Convênios
Os convênios de Campo Florido, Ouro Verde de Minas, Engenheiro Navarro, Cássia e Porteirinha, firmados entre fevereiro e março deste ano, têm vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogados.
Os municípios interessados em implantar uma central de atendimento no mesmo modelo de gestão das UAIs devem realizar o peticionamento eletrônico, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG). Saiba mais aqui. Outras informações estão disponíveis no Portal MG (www.mg.gov.br).


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor