Minas Gerais
Programação da Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais vai até domingo (3/4)
A Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais 2022 (Ceemg) começou nesta quinta-feira (31/3), com o tema “Plano Estadual de Educação – Inclusão, Equidade e Qualidade Social: compromisso com o direito e a defesa da Educação democrática, gratuita, inclusiva, laica, popular, pública e presencial com segurança para todas as pessoas”. Este ano, o evento segue de forma on-line, com transmissão aberta ao público pelo canal Estúdio Educação da Escola de Formação no Youtube até o próximo domingo (3/4). Intérprete de Libras da equipe do Centro de Capacitação de Profissionais da Área de Surdez (CAS) Uberaba cuida da tradução simultânea ao longo da programação.
A conferência é um evento bianual e esta edição, que estava prevista para 2020, foi adiada em decorrência da pandemia da covid-19. Participam do evento segmentos educacionais, setores sociais, entidades que atuam na área da educação e todos os profissionais e população em geral dispostos a contribuir para a melhoria da educação em nosso estado. A coordenação é do Fórum Permanente de Educação do Estado de Minas Gerais (Fepemg).
O principal objetivo da conferência é mobilizar a sociedade mineira para intensificar o monitoramento e avaliação do cumprimento do Plano Estadual de Educação, suas metas e estratégias, e propor melhorias à política nacional e estadual.
Um relatório final endereçado à instâncias federais será produzido a partir das discussões da conferência. O principal objetivo é acompanhar a execução do Plano Estadual da Educação e analisar as estratégias e táticas para atingir as metas estabelecidas. Já ocorreram as conferências municipais e regionais e os documentos dessas etapas serão analisados e validados também na Ceemg 2022. Eles serão o subsídio da Conferência Nacional da Educação (Conae) e da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape).
Confira a programação da Ceemg 2022:
31/3 – quinta-feira
8h às 12h – Discussão e Aprovação do Regimento Interno
12h às 13h – Almoço
13h às 14h – Mesa de Abertura
14h às 15h – Conferência Inaugural
15h às 16h – Orientações para as Plenárias de Eixo
16h às 18h – Apresentação pessoal por Eixo
18h – Atividade Cultural
1/4 – sexta-feira
8h às 12h – Plenárias de Eixo
12h às 13h – Almoço
13h às 14h – Atividade Cultural
14h às 18h – Plenárias de Eixo
18h – Encontro Livre
2/4 – sábado
8h às 9h – Atividade Cultural
9h às 12h – Plenária Geral
12h às 13h – Almoço
13h às 17h – Plenária Geral
17h – Atividade Cultural
3/4 – domingo
9h às 12h – Plenária Geral
12h às 13h – Almoço
13h às 14h – Eleição de delegação de Minas Gerais à CONAE e CONAPE
14h às 15h – Encerramento – Atividade Cultural
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.