Minas Gerais
Programação diversificada marca Semana Internacional do Café
Foi aberta, nesta quarta-feira (16/11), no Expominas, em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café (SIC), um dos principais eventos da cafeicultura do país. A SIC chega à sua 10ª edição com a participação de mais de 160 expositores nacionais e estrangeiros e a expectativa de receber 20 mil visitantes até a próxima sexta-feira (18/11), último dia do evento.
É uma excelente oportunidade para profissionais e produtores se conectarem ao que há de mais inovador no mercado. O café é uma riqueza da nossa terra reconhecida internacionalmente. Nosso estado é o maior produtor de café do Brasil. No ano passado, a colheita de Minas foi equivalente a 46% da safra nacional, gerando renda e emprego para os mineiros. E a SIC reconhece e valoriza o trabalho de todos os cafeicultores brasileiros. Registro meu respeito e agradecimento a todos os produtores de café”, ressaltou o governador Romeu Zema, em mensagem de vídeo na abertura do evento.
Programação
Presente desde a primeira edição, o Governo de Minas participa com uma programação diversificada. “É um evento para conectar pessoas e criar oportunidades de mercado, negócios e conhecimentos. O estande do Governo do Estado está preparado para atender visitantes e produtores, contribuindo para as conexões entre os diversos segmentos do agronegócio café”, afirma o subsecretário de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Ricardo Albanez.
Uma das novidades desta edição é o Hub Conecta Café, realizado em parceria pelas secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico (Sede). O encontro virtual será realizado nesta quinta (17/11), das 9 às 12h, e tem o objetivo de conectar empresas do setor cafeeiro que atuam em Minas Gerais com startups que tenham soluções tecnológicas para seus desafios. Além de mostrar o talento de Minas para inovar, a proposta é criar um ambiente favorável para a realização de negócios.
Participam desta rodada cinco empresas do setor cafeeiro (Cecafé, Minasul, Cooperativa Agropecuária de Unaí e a Cocatrel) e cerca de dez startups, que vão discutir soluções para os seguintes desafios: agricultura de precisão, telemetria, usina fotovoltaica, rastreamento, aumento de vendas, Business Intelligence (BI) e aplicativos.
Plantão Técnico
No estande do Governo de Minas, técnicos da Secretaria de Agricultura e de suas vinculadas (Emater-MG, Epamig e IMA) estarão de plantão para tirar dúvidas sobre os processos produtivos do café, além de dar informações sobre as políticas públicas e as ações voltadas para o segmento, como o Certifica Minas Café, o primeiro selo de certificação de propriedades cafeeiras no Brasil emitido por uma instituição governamental.
Vitrine de Tecnologias
O espaço institucional vai contar, ainda, com o Empório Vitrine de Tecnologias da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, com degustações de cafés varietais. Os pesquisadores vão mostrar ao público as características das variedades de cafés registrados pela Epamig, além dos cafés Ouro e Bronze da empresa.
Além dos cafés, o Empório também vai comercializar os vinhos Syrah e Bordô, elaborados por meio de tecnologias da empresa mineira de pesquisa, que se traduziram em produtos de excelência, consagrados nacional e internacionalmente.
Cafeicultura Sustentável
A pesquisadora da Epamig Madelaine Venzon participa do Fórum da Cafeicultura Sustentável e apresenta o painel Café Orgânico, nesta quinta-feira (17/11), às 17h, no auditório Conexão.
A pesquisadora da área de controle biológico de pragas e coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Agroecologia da Epamig atua na parceria com a empresa de cafés em cápsulas em programa de cafeicultura regenerativa e orgânica. “O projeto consiste na instalação de unidades demonstrativas, que visam à diminuição de uso de agrotóxicos por exemplo, além de desenvolver estudos participativos, com produtores na região do Cerrado Mineiro, com o objetivo de estabelecer práticas sustentáveis que garantam a produção de qualidade”, explica ela.
Serviço
Semana Internacional do Café – SIC 2022
Data: 16 a 18/11 (quarta a sexta-feira)
Horário: das 11h às 20h
Local: Expominas – Avenida Amazonas, 6.200 – Gameleira, Belo Horizonte (MG)
Programação e credenciamento: www.semanainternacionaldocafe.com.br
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.