Minas Gerais

Projeto da Emater-MG ajuda a melhorar produtividade dos rebanhos na Zona da Mata

Publicados

em

Um projeto desenvolvido pela equipe da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) em Silveirânia, na Zona da Mata mineira, está proporcionando uma dieta mais econômica e de qualidade para os bovinos, com aumento da eficiência e redução dos custos na produção de leite. É a análise bromatológica da silagem de milho, destinada à verificação da composição química, para determinar o valor alimentício e calórico, as propriedades físicas, químicas, toxicológicas e sua ação no organismo dos animais.

O extensionista agropecuário Eurides Cominetti informa que a ação atendeu 24 produtores rurais do município. Além destes, foram beneficiados outros 48 produtores que participaram de um Dia de Campo para a disseminação das informações sobre tecnologias para aumentar a produtividade leiteira. Nas palestras, foram abordados temas desde a preparação do solo até o fornecimento no cocho da silagem produzida aos animais.

A coleta de silagem para análise, das 24 propriedades selecionadas, teve como objetivo fazer um diagnóstico da alimentação oferecida ao gado. Por isso, foram coletadas seis amostras de cada uma das quatro regiões do município.

“Com os resultados, conseguimos mostrar aos produtores a quantidade de matéria seca e proteína bruta, entre outros indicadores, e a relação com a produtividade (em quilos de leite obtidos por hectare). Conseguimos analisar os erros individuais de cada produtor e orientá-los sobre como aumentar a produção, com uma nutrição melhor dos animais. Não basta ter mais quantidade de silagem, mas, sim, silagem em quantidade e também com qualidade”, afirma Cominetti.

Leia Também:  Seplag-MG participa, a convite do Conselho Nacional de Secretários de Administração, de missão na Estônia para aprimorar serviços públicos digitais

De acordo com o extensionista, os volumosos são o tipo de alimento para o gado com maior variação na composição nutricional. Ele acrescenta que, mesmo volumosos conservados, como a silagem de milho, podem apresentar variação bastante considerável em sua composição.

“Normalmente são os que entram em maior quantidade nas dietas de vacas em lactação e, usualmente, são uma fonte econômica de nutrientes. Isso pode ser desastroso na hora de formular as dietas na propriedade. Alta variabilidade na composição nutricional dos alimentos volumosos ou falta de conhecimento sobre essa composição afetam a confiabilidade na formulação das dietas, o que, por sua vez, afeta muito negativamente a eficiência alimentar do rebanho e a lucratividade da fazenda”, explica.

Para desenvolver o projeto, a equipe da Emater-MG contou com a parceria da prefeitura municipal e de uma empresa de sementes. Esta disponibilizou o equipamento para a análise bromatológica e contratou um profissional para fazer uma palestra sobre o assunto. A Emater-MG ficou responsável por selecionar os produtores participantes, coletar as amostras e organizar o evento de apresentação dos resultados. E o município forneceu os equipamentos de sonorização, além dos produtos para o lanche servido ao final do Dia de Campo.

Durante o evento, os produtores foram orientados sobre boas práticas de conservação de solo, de modo a permitir o máximo de aproveitamento sem degradá-lo. Além disso, foram apresentadas técnicas para reduzir os gastos, desde o plantio até a ensilagem do milho.

Leia Também:  Estudos da Epamig selecionam cultivares de café arábica eficientes em ambientes com restrições de nitrogênio e de potássio

Eurides Cominetti ressalta que a pecuária leiteira é uma atividade em que as margens de lucro são muito pequenas e, por isso, é importante realizar uma cuidadosa gestão da atividade, para promover o aumento da renda da propriedade.

O projeto desenvolvido em Silveirânia prevê, ainda, a realização de outros três eventos tecnológicos.

Prêmio

O projeto, batizado de “Pecuária 4.0 _ Disponibilização de Tecnologia de Análise Bromatológica de Silagem de Milho a Pequenos Produtores”, conquistou o 1º lugar da regional de Cataguases do Prêmio MelhorInovAção, criado pela empresa estadual de assistência técnica e extensão rural para estimular o desenvolvimento de ações que tenham obtido resultados significativos na rotina da unidade de trabalho ou em benefício dos clientes da Emater-MG.

Participaram ainda da ação Diogo Homem da Costa, coordenador regional de Bovinocultura da Emater-MG, e o extensionista agropecuário Roger Maicon Barbosa Duarte, ambos de Cataguases. O título do projeto é uma referência ao Programa Emater-MG 4.0, que tem como objetivos adequar as ações da empresa às exigências da Agricultura 4.0, com base nas transformações digitais e na conectividade do campo.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Prazo de aplicação dos questionários do Projeto Socioemocional é estendido até o dia 27/3 

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Governo encaminha projeto de Lei do Combustível do Futuro ao Congresso

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA