Minas Gerais
Projeto de xadrez mobiliza escola e melhora desempenho dos estudantes

O jogo de xadrez é importante ferramenta estratégica para estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e a melhoria do nível de concentração dos estudantes.
Atento aos benefícios trazidos pela prática desse esporte da mente, o professor de educação física Carlos Jivago, da Escola Estadual Padre João Parreiras Villaça, em Carmo do Cajuru, criou um projeto que vem mobilizando os estudantes da escola desde 2005. Batizada de Xeque-Mate, a iniciativa já atendeu cerca de 2 mil estudantes do ensino médio da escola, ajudando muitos a conquistar uma vaga na universidade.
O método é simples, mas eficiente. A cada semana é ensinado um movimento de peça aos estudantes. Eles aprendem a função e a maneira correta de utilizá-las.
E, para fixação, recebem uma apostila de xadrez e uma avaliação teórica. “O jogo contribui para a melhoria da autoestima, estimula novos aprendizados, a inteligência, a criatividade, além de melhorar o lado afetivo e emocional dos estudantes. Percebo uma mudança efetiva no comportamento e nas relações interpessoais dos meus alunos”, afirma Carlos Jivago.
História

Durante o primeiro semestre do Calendário Escolar, as aulas são focadas na história do xadrez, movimentação individual de cada peça, conscientização sobre benefícios da exercitação do jogo, jogadas especiais e avaliação teórica. A estudante Eva Cristina faz parte da equipe de quatro enxadristas que participam do projeto e destaca a experiência e o aprendizado diário que o xadrez proporciona aos jogadores.
“O xadrez permite que você entre em várias áreas do estudo, só jogando, se divertindo. Você cria novas estratégias e resolve cada questão que tem ali para defender o seu time, no caso, o seu rei. Ele nos ajuda a resolver questões e a ter sucesso em provas do Enem, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e vestibulares, além de ser fantástico”, comemorou a estudante.
Resultados do projeto
A iniciativa aplicada em sala de aula, que se tornou importante instrumento didático, está produzindo inúmeros benefícios para os estudantes da instituição.
Entre os resultados já alcançados pelo projeto, que está em 16ª edição, destacam-se conquistas em competições nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), disputa estadual, além de aprovações dos estudantes em cursos de graduação como medicina e engenharia, em universidades de todo o Brasil, assim como o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).
Em 2022, a Escola Estadual Padre João Parreiras Villaça faturou o pódio completo do xadrez, nas partidas do Jemg. Conquistaram primeiro, segundo e terceiro lugares na competição estadual. E na etapa microrregional, realizada em Oliveira, em 2023, a instituição ficou em quinto lugar, entre mais de 90 enxadristas que participaram da disputa.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
GERAL2 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
ESPORTES2 dias atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
PIB do agronegócio mineiro alcança R$ 235 bilhões em 2024
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fórum recebe investimento de 51 milhões