Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Publicado edital de Certificação Ocupacional para as Superintendências Regionais de Ensino 

Publicados

em

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) publicou, nesta terça-feira (7/2), no Diário Oficial de Minas Gerais, o edital SEE nº 05, que apresenta as normas relativas ao Processo de Certificação Ocupacional para exercício do cargo de provimento em comissão destinado a dirigir as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). As inscrições estarão abertas a partir da sexta-feira (10/2) e vão até o dia 23/2, neste endereço.  

A Certificação Ocupacional é pré-requisito para o desempenho da função. O processo pretende aferir e atestar, por meio de uma avaliação formal, objetiva e generalizada, habilidades técnicas e conhecimentos mínimos necessários ao exercício do cargo. 

Vale pontuar que o processo não se constitui como um concurso público para investidura em cargo ou função pública, assim como não assegura ao candidato direito à ocupação ou nomeação, limita-se em credenciar junto à SEE/MG profissionais certificados e formar banco de potenciais candidatos ao cargo, reconhecidamente qualificados e tecnicamente habilitados para o desenvolvimento das políticas educacionais.  

O credenciamento obtido no processo de Certificação Ocupacional terá validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois, a contar da data da publicação do resultado final no Diário Oficial. Os pré-requisitos para a investidura podem ser conferidos no edital.  

Leia Também:  Delegacia de Atendimento à Mulher é inaugurada em Juatuba

Processo será híbrido, presencial e on-line 

O processo de Certificação Ocupacional é feito de forma híbrida, presencial e on-line e a publicação do resultado final está prevista para ser divulgada em 6/5. A SEE/MG ressalta que é de responsabilidade do candidato arcar com os custos de deslocamento para realização da prova e de toda a infraestrutura necessária para participar do processo no formato on-line, tal como computador com câmera e microfone, aplicativo de videoconferência e rede de internet adequados a sua participação.  

O processo de Certificação Ocupacional será constituído das seguintes etapas, consecutivas e de caráter eliminatório: avaliação de currículo; prova objetiva – presencial, realizada em municípios sede de Superintendência Regional de Ensino (SRE); e entrevista individual – realizada on-line. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação e publicação de todos os atos e comunicados referentes ao processo no endereço eletrônico institutoavaliar.org.br/certificacao2023. Todos os detalhes do edital podem ser acessados, neste link, a partir da página 35 no Diário Oficial de 7/2.   

Transforma Minas  

No caso dos 47 cargos de Superintendente Regional de Ensino da SEE/MG, um dos pré-requisitos para se candidatar ao programa Transforma Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), é possuir a Certificação Ocupacional, conforme previsto no Decreto 47625, de 20/03/2019.  

Leia Também:  Secretaria de Educação inicia as atividades de Reforço Escolar para  recuperar a aprendizagem de estudantes  

A Seplag publicou o regulamento para seleção das lideranças regionais. O regulamento dos processos seletivos do Transforma Minas está disponível neste link. No regulamento, Anexos I e II, estão disponíveis as informações sobre a quantidade de vagas para cada órgão e o cronograma.  

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Publicado decreto que prevê benefício fiscal para empresas aéreas em Minas Gerais

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA