Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Rede estadual de ensino inicia aplicação da Avaliação Diagnóstica 2022 

Publicados

em


As escolas da rede estadual de ensino começaram a aplicar, nesta segunda-feira (7/3), a Avaliação Diagnóstica 2022. Com o início do ano letivo, o objetivo principal da avaliação é verificar o conhecimento prévio dos estudantes, permitindo aos professores e especialistas revisar o planejamento e adequar as estratégias de ensino às necessidades das turmas e dos estudantes. Participam do teste, alunos matriculados nas turmas regulares do 2° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos e de Correção de Fluxo. 

Divulgação / SEE

A aplicação das provas deverá acontecer no período de 7 a 16/3. A orientação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) é que a aplicação dos testes aconteça nas escolas e, em casos excepcionais, na casa do estudante. A aplicação será realizada em dois formatos: digital e impresso. A escola que optar pelo digital poderá orientar os estudantes a acessar os cadernos de prova pelo aplicativo Conexão Escola ou via web. Além disso, no website Estude em Casa, estarão disponíveis os guias de orientação para acesso e navegação. As unidades de ensino também poderão imprimir os cadernos de provas e organizar um horário para que os estudantes façam os testes impressos. 

Leia Também:  Educação lança Portal do Especialista para fortalecimento das ações pedagógicas

Os cadernos de teste são compostos por itens/questões de múltipla escolha e dispostos na prova com graus de dificuldade diferenciados (fácil, médio, difícil). A matriz de referência da Avaliação Diagnóstica foi construída com base nos Planos de Curso da rede de ensino. Em relação às turmas de EJA, as mesmas serão avaliadas conforme as habilidades-foco estabelecidas no Caderno Pedagógico da EJA com conteúdos específicos para os períodos. 

Os alunos que fizerem as avaliações receberão um Plano Individual de Estudos, com indicação de materiais de revisão e aprofundamento dos conteúdos. 

Avaliações na rede estadual de ensino 

Ao longo do ano, serão aplicadas três avaliações sistêmicas da aprendizagem, de caráter formativo. Além da Avaliação Diagnóstica, no mês de junho será aplicada a Primeira Trimestral. Já em setembro, os estudantes fazem a Segunda Trimestral. 

A SEE/MG também aplicará uma avaliação externa, de caráter somativo. A avaliação, que será realizada no mês de novembro, terá o objetivo de verificar conteúdos consolidados em todos os níveis de ensino. Serão avaliados, nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, os estudantes matriculados no 2º ano, 5º ano e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio das redes estadual e municipais, através do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e pelo Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).  

Leia Também:  Restaura Minas vai destinar R$ 5 milhões para reformas emergenciais em bens tombados no estado  

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Saiba quais serviços do Governo de Minas abrem e fecham no recesso de Corpus Christi

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA