Minas Gerais
Rede Minas e Rádio Inconfidência distribuem brindes para foliões no Carnaval de BH
O domingo (12/2) será dia de Carnaval no Barro Preto, na região central de Belo Horizonte. Neste ano, Rede Minas e Rádio Inconfidência vão participar com a distribuição de copos para garantir a festa bem hidratada, das 10h às 20h, em frente ao Centro de Cultura Presidente Itamar Franco. É de lá que vão partir cem ritmistas da bateria do bloco “Me beija que eu sou pagodeiro”, que projeta participação de 50 mil pessoas.
O brinde que será entregue ao folião tem estampada a marca da EMCplay, plataforma pública de streaming. O serviço de vídeo sob demanda oferece, gratuitamente, filmes, séries, shows e conteúdos especiais emissoras públicas estaduais. No clima da festa popular, a EMCplay está com catálogo especial “Mostra Carnaval da Liberdade”. São programas especiais da Rede Minas e filmes que colocam esse grande evento em destaque. A ação se soma às iniciativas do Carnaval da Liberdade, um programa do Governo de Minas, realizado por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).
Me beija que eu sou pagodeiro
O bloco foi criado em 2014, no bairro Gutierrez, dedicado ao pagode dos anos 1990. O sucesso cresceu e o número de foliões também aumentou. Em 2018, o desfile mudou de endereço, com concentração em frente à Rede Minas e à Rádio Inconfidência, no Barro Preto. Naquele ano, a estreia do bloco no espaço fez uma homenagem a Flávio Henrique, que faleceu vítima de febre amarela. O compositor era o presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), instituição que gerencia as emissoras públicas mineiras.
Matheus Brant, que está à frente do grupo, explica que a escolha se deu pela ruas largas que comportam muitas pessoas e pelo belo cenário arquitetônico, que compõe o complexo do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, onde estão a Rede Minas, a Rádio Inconfidência e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Cinco anos depois, a festa do “Me beija que eu sou pagodeiro” continua sendo um dos momentos mais aguardados da temporada, em Belo Horizonte, e começa antes da largada oficial do carnaval. A concentração será na Rua Tenente Brito Melo, 1,090, no Barro Preto. Até as 12h30, a folia acontece no local com roda de pagode. Às 13h, o trio elétrico segue a Avenida do Contorno até a trincheira com a Avenida Raja Gabaglia.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásDuplicação da BR 381 tem estudos
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásAgro brasileiro no centro das discussões globais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásUberlândia com bebês abaixo do peso
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCooxupé é líder no setor de Agricultura
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásEletroeletrônica movimenta R$ 27 bi em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásAntônio de Salvo assume como 2º vice&presidente da CNA
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásPrograma leva ações de saúde direto à propriedade
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásTrem Ouro Preto/Mariana pode voltar



