Minas Gerais

Reparação Brumadinho: Autorizado início do estudo para conclusão das obras e equipagem do Hospital Municipal de Juatuba

Publicados

em

O Governo de Minas e as Instituições de Justiça compromitentes do Acordo de Reparação autorizaram o início do estudo para viabilidade da obra de conclusão do Hospital de Juatuba. A retomada da iniciativa é uma importante conquista para a população de Juatuba e da região e representa um avanço na área da saúde pública.

Localizado às margens da BR-262, altura do km 374, Fazenda São Conrado, o imóvel construído parcialmente teve as obras interrompidas em 2015. Por esta razão, a fase A do projeto vai abranger estudos estruturais, elaboração de plano de necessidades e de projetos de engenharia e arquitetura.

O prefeito do município, Antônio Adônis Pereira, explica quais são as expectativas para a unidade de saúde. “Estamos entusiasmados com a aprovação da Fase A deste projeto de conclusão e equipagem do Hospital de Juatuba, um marco para melhorar a saúde da nossa comunidade. Nossa meta é estabelecer um centro de referência regional, diminuindo a dependência de Belo Horizonte e garantindo melhores condições de saúde pública para todos os municípios envolvidos”, diz.

Leia Também:  Emater-MG conclui estudo de caracterização da região "Entre Serras da Piedade ao Caraça" como produtora de Queijo Minas Artesanal 

A previsão para conclusão da primeira fase é de nove meses. O valor estimando é de R$ 1,16 milhão. A execução vai ser realizada pela Vale. Os resultados obtidos neste trabalho inicial, sobretudo a avaliação estrutural, são fundamentais para a definição da viabilidade de executar a obra em si, nas fases subsequentes do projeto.

A expectativa é que o hospital, que vai ser incorporado ao Sistema único de Saúde (SUS), seja classificado como um estabelecimento de saúde de natureza geral, abrangendo diversas especialidades médicas. O principal objetivo será proporcionar o diagnóstico e o tratamento cirúrgico de patologias de média e alta complexidade; além de oferecer serviços de atendimento médico hospitalar e ambulatorial; pronto-socorro regional; realização de exames diversos; bem como incentivar o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa.

Este projeto de reparação compõe as iniciativas para fortalecimento dos serviços públicos na Bacia do Paraopeba e foi definido após a Consulta Popular. Juatuba é um dos 26 municípios atingidos pelo rompimento da Vale em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

Leia Também:  Cordisburgo aguarda projeto de obras em rodovia

Os projetos de reparação socioeconômica são acompanhados pela auditoria da Fundação Getulio Vargas (FGV) sob fiscalização dos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas Gerais.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais é reeleito presidente do Conass
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA