Minas Gerais
Reparação pelo rompimento das barragens de Brumadinho e Mariana é tema de reunião entre atingidos e autoridades

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, o secretário adjunto de Planejamento e Gestão e coordenador dos comitês gestores Pró-Brumadinho e Pró-Rio Doce, Luís Otávio de Assis, e o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa, participaram do “Ato pela Reparação Integral dos Crimes nas bacias do Rio Doce e Paraopeba”, promovido pelos atingidos pelos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho, em 2015 e 2019, respectivamente. O evento foi realizado na quarta-feira (25/1), no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
Na data em que se completaram quatro anos da tragédia de Brumadinho, os representantes do Governo de Minas receberam reivindicações dos atingidos durante o ato, que teve a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e reiteraram o compromisso com a reparação efetiva dos danos causados com foco nas regiões, municípios e população atingida.
“Neste dia 25/1 se completam quatro anos da tragédia de Brumadinho. Uma tragédia que levou 272 vidas e deixou um rastro de devastação ambiental. Uma tragédia que não pode e não será esquecida. Reforçamos na data de hoje nosso compromisso por uma reparação efetiva, célere e justa a todas as pessoas e municípios atingidos”, assinalou a secretária.
Repactuação
O andamento do processo de repactuação do acordo de reparação dos prejuízos causados pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, em 2016, também foi tema de reunião entre os secretários Luísa Barreto, Luís Otávio Assis, representantes do governo do Espírito Santo e dos atingidos, Ministérios Públicos estadual e federal, Defensoria Pública e o ministro de Minas e Energia.
De acordo com o ministro, o assunto será pauta de reunião de oito ministros na Casa Civil, nesta quinta-feira (26/1), em Brasília, em que será tratada a participação do governo federal na repactuação do acordo de reparação de Mariana.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Montes Claros em situação de emergência
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Produtora mineira é destaque nacional com geleia artesanal de abacaxi com pimenta
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Belo Horizonte terá gasolina a R$ 3,82
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra a data com homenagens e reconhecimento
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Valadares cria ‘Patrulha da Dignidade’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Condomínio receberá aportes de R$ 1 bi
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas