Minas Gerais
Representantes de Minas se reúnem com primeira-ministra da Escócia para discutir papel dos governos subnacionais na agenda climática

Em seu segundo dia de participação efetiva na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP27), que acontece na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito, o Governo de Minas foi convidado a participar de uma reunião com a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, nesta terça-feira (8/11). A conversa, que também contou com representantes da África do Sul, Austrália e Estados Unidos, discutiu o fortalecimento dos estados subnacionais na agenda global do clima.

O Brasil esteve representado na reunião pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo. Também participaram como espectadores o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes.
Ao lado de outros gestores estaduais e da primeira-ministra, Marília ajudou a fomentar ideias sobre estratégias de implementação de ações eficazes na agenda global do clima nos territórios, com políticas de longo prazo, a fim de se obter resultados reais.
Um dos principais pontos discutidos na reunião foi sobre como dar voz às boas ações que estados e municípios executam, mas que, muitas vezes, acabam ficando sem destaque nas negociações internacionais. Outro item debatido foi a continuidade de políticas públicas em estados e municípios, fazendo com que projetos sejam tratados como ações de estado e não de governo, ou seja, que determinadas ações que beneficiam a agenda ambiental, por exemplo, sejam cumpridas independente de quem estiver no comando da gestão.
Grupo de trabalho
Uma proposta de soluções será consolidada pelos estados representados na reunião desta terça-feira para que os negociadores internacionais, sob a liderança política da primeira-ministra da Escócia, possam efetivar a participação dos governos subnacionais na agenda global do clima.
Após a reunião, Marília Melo destacou a importância de estados e municípios na construção de uma agenda robusta, tendo em vista que estes são os protagonistas na implementação de ações que possam contribuir com o meio ambiente.
“A implementação não está no governo nacional. A implementação, de fato, está nos governos subnacionais, que são os estados e municípios. Somos responsáveis pela gestão do território e pela implementação de políticas públicas que, realmente, possam gerar os resultados que queremos, tanto em termos de descarbonização como em termos de mitigação e adaptação dos efeitos da mudança climática”, destacou a secretária.
Minas na COP27
Nessa segunda-feira (7/11), o Governo de Minas foi convidado a participar de uma mesa de debate que tratou sobre medidas para governos locais enfrentarem a crise climática. Na ocasião, Marília Melo representou o Estado, que também contou com outro representante brasileiro: o prefeito de Niterói, Axel Grael.
Nos próximos dias, a secretária e o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão, farão parte de outras rodas de conversas e também participarão como espectadores de palestras internacionais sobre as ações feitas em outros países para mitigar os efeitos da mudança climática.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor