Minas Gerais
Reunião com autoridades e representantes do trade turístico marca segundo dia na BTL 2023
Grande movimentação no estande de Minas Gerais e agenda de encontros e reuniões marcam o segundo dia da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2023. Esta é a primeira vez que Minas Gerais possui um estande próprio no evento reconhecido por reunir agentes de viagens, operadores e investidores de todo o mundo.
Parcerias estratégicas são realizadas para promover o turismo no estado. Na quinta-feira (2/3), a equipe da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG) participou de um almoço com autoridades do Brasil, como a embaixada brasileira em Portugal e secretários de Estado. Houve também um encontro com representantes TAP Air Portugal e do Vila Galé, que é o segundo maior grupo hoteleiro português.
Dialogar com o trade turístico europeu é fundamental para promover os destinos de Minas Gerais e atrair mais investimentos, o que fortalece a atividade turística no estado e a economia da criatividade. “Este é o terceiro evento que a Secult participa em Portugal, demonstrando a importância de ações efetivas, prolongadas e constantes para o turismo e a cultura. O objetivo é apresentar o destino Minas Gerais para o mercado internacional e atrair cada vez mais turistas europeus, fomentando o turismo em Minas, o que contribui para o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso estado”, comenta a secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa.
Do dia 1 a 5/3 a equipe da Secult se reúne com agentes e operadores de viagens de todo o mundo, além de parceiros estratégicos, como investidores e representantes de redes hoteleiras e companhias aéreas, com foco no importante mercado emissor de turismo internacional.
Minas trabalha em 2023 a campanha “A Liberdade Mora em Minas”, baseada no conceito da inclusão, que celebra a pluralidade e convida todas as pessoas para vivenciarem a liberdade em Minas. Estado onde a diversidade e a pluralidade se manifestam de variadas formas, como na arte, na cozinha, na religião, na natureza, o que revela o seu imenso potencial turístico.
Nos dois primeiros dias de evento, o estande de Minas Gerais recebeu visitas importantes de autoridades estrangeiras e nacionais. No primeiro dia, a ministra do Turismo do Brasil, Daniela Carneiro, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, estiveram presentes no espaço. Além disso, o presidente de Portugal, Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, recebeu das mãos da secretária-adjunta uma cachaça mineira.
Governadores de outros estados brasileiros, agentes de viagens, operadores de turismo do mercado europeu também visitaram o estande mineiro.
A participação da Secult neste evento faz parte do projeto desenvolvido pela secretaria, desde 2020, para promover o turismo no estado, com o objetivo de ser a escolha número um de brasileiros e estrangeiros. A Secult lançou o programa Minas para Minas, Minas para o Brasil, e agora está na terceira etapa que é o Minas para o Mundo.
Continuidade
Com a participação na BTL 2023, Minas se posiciona estrategicamente, solidificando o trabalho iniciado em 2021 e 2022, com a missão Lisboa, que apresentou a mineiridade a Portugal, a força da cultura e do patrimônio nas celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, com a participação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e do Grupo Caretagem de Paracatu. Além disso, a campanha “A Liberdade Mora em Minas” foi apresentada no evento “Minas Destino do Ano em Portugal”, promovida em parceria com o Visit Brazil Travel Association (VBRATA), Sebrae-MG e entidades públicas e empresariais.
Importante destacar, como exemplo de consolidação das ações de promoção de Minas como destino turístico internacional, as negociações com a rede portuguesa Vila Galé, iniciadas em novembro de 2021, já estão em fase de finalização para implementação de unidades em Minas Gerais.
Bolsa de Turismo de Lisboa
A feira conta com quatro grandes pavilhões, nos quais localizam-se entidades nacionais de promoção de turismo, agentes culturais e de gastronomia, setor de hotelaria, empresas de equipamento e serviços, companhias aéreas e mais de 60 destinos internacionais. A edição 2023 da BTL reúne 1,4 mil expositores e espera-se que 45 mil visitantes passem pelo evento. Além disso, são esperados 125 hosted buyers internacionais, de 26 mercados de origem.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.