Minas Gerais
Saúde debate uso dos testes rápidos na rotina assistencial para arboviroses

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove, nesta quarta-feira (15/6), mesa-redonda virtual para discussão sobre o uso de testes rápidos na assistência para arbovírus – agente causador de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya.
O debate é voltado para médicos, enfermeiros, farmacêuticos, laboratoristas e coordenadores da assistência e epidemiologia das secretarias municipais e Unidades Regionais de Saúde.
A transmissão será on-line, das 13h30 às 17h30, pelo canal de Youtube do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), neste link.
A mesa virtual foi proposta pelo Comitê Estadual de Enfrentamento das Arboviroses, do qual fazem parte a Diretoria de Vigilância de Agravos Transmissíveis, a Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e o Cosems-MG, além de outros setores e parceiros da SES-MG.
Segundo Danielle Capistrano, coordenadora Estadual de Vigilância das Arboviroses da SES-MG, o encontro será “um momento oportuno para discutir e fazer uma análise sobre o uso dos testes rápidos na rotina assistencial para as arboviroses, potencialidades e limitações para conduta clínica, diagnóstico e os impactos na vigilância laboratorial”.
Confira a programação:


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Café em Transformação
-
COLUNA MG22 horas atrás
Domingos Sávio conduz com maestria o Encontro Regional do PL em Divinópolis e reforça a união da direita mineira
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
MG lança roteiro na Abav Expo 2025
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Mulheres do Agro fortalecem união e liderança em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Tarifaço: Divinópolis entre as mais afetadas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Minas possui mais de mil eletropostos
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Conecta Com Minas mobiliza Indústria da Comunicação
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Licitação de R$ 71 milhões em Uberlândia