Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Saúde integra projeto para proteger mães mineiras de morte por hemorragia 

Publicados

em

Em busca da redução de perdas de mães por hemorragia em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) integra cooperação técnica que amplia o número de instituições de saúde mineiras no projeto Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia (0MMxH).

A partir de termo de cooperação técnica assinado pela SES-MG, Ministério da Saúde (MS) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), 27 instituições de saúde mineiras serão inseridas no projeto, totalizando 28 em Minas Gerais.

O número representa duas unidades por cada macrorregião de saúde do estado. O extrato do documento está disponível no Diário Oficial de Minas Gerais de 8/5.
Metas

O acordo estabelece metas, como capacitação de 80% dos profissionais de nível superior que prestam assistência obstétrica, acesso oportuno a hemocomponentes para 80% das mulheres com hemorragia obstétrica e formação de até 36 instrutores, conforme a metodologia da estratégia.

O termo terá vigência até o final de abril de 2029, podendo ser prorrogado por mais cinco anos.

“Minas Gerais é um dos estados prioritários para essa implantação e os recursos para o projeto serão garantidos pelo orçamento do Estado”, explica a diretora de Gestão da Integralidade do Cuidado da SES-MG, Lirica Salluz Mattos Pereira.

Leia Também:  Governo de Minas entrega ambulâncias do Samu ao Consórcio Cisrun

Saúde e bem-estar

Segundo ela, a expansão da Estratégia 0MMxH em Minas Gerais, além da redução da mortalidade materna e infantil, também vai contribuir para a melhoria na qualidade da saúde materna e impacto positivo na saúde e bem-estar das crianças.

“Reduzir a mortalidade materna significa garantir que as mães sobrevivam para cuidar de seus filhos, o que impacta positivamente na saúde e no bem-estar das crianças. Além disso, a maior causa da mortalidade infantil está ligada às causas obstétricas”, comenta a diretora.

Implementação

A implementação da estratégia 0MMxH também vai ajudar a fortalecer os serviços de saúde em todo estado, melhorando a capacidade dos profissionais da área no atendimento a emergências obstétricas, garantindo o acesso a equipamentos e medicamentos essenciais e promovendo uma abordagem centrada na mulher durante a gravidez, parto e pós-parto.

“A 0MMxH deverá contribuir ainda para reduzir as disparidades em saúde materna, garantindo que as mulheres tenham acesso igualitário a cuidados de saúde de qualidade em todo esse período”, ressalta Lirica Salluz.

Projeto Aurora

A Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia está incluída no projeto estratégico Aurora, que visa reduzir a mortalidade materno-infantil do estado.

Leia Também:  Projeto beneficia mais de 1,7 mil famílias do semiárido mineiro

O projeto compõe o conjunto de ações para o alcance dos objetivos do Novo Planejamento Estratégico 2023-2026 da SES-MG, com a visão de tornar real o SUS ideal.

“A parceria entre o Ministério da Saúde, a Opas e a SES-MG é essencial para o sucesso do projeto, pois permite uma abordagem coordenada e abrangente para melhorar a saúde materna e reduzir a mortalidade evitável”, finaliza a diretora de Gestão da Integralidade do Cuidado da SES-MG.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Comissão avaliza políticas estaduais de saúde

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA