Minas Gerais

Se Liga na Educação estreia curso preparatório para o Enem na TV aberta

Publicados

em

O Se Liga na Educação, projeto do Governo de Minas executado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em parceria com a Rede Minas, irá estrear, nesta segunda-feira (28/8), o Cursinho de Pré-Enem do Se Liga na multiprogramação da emissora. Durante 24 horas, estudantes, professores e gestores poderão acompanhar conteúdos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 5 e 12/11.

O curso faz parte das ações especiais do Se Liga na Educação para o Enem, que contará também com disponibilização das aulas via streaming no site do programa. Durante o mês de outubro, irão ao ar, ainda, discussões no formato mesacast com professores abordando temas prováveis para a redação do Enem e entrevistas sobre como os estudantes podem se preparar para a prova.

“Essa iniciativa é mais uma prova de que a Educação é prioridade em nosso governo. Além de transformarmos a realidade estrutural de nossas escolas com reformas, novos equipamentos e reforço da merenda, também estamos atentos em como transformar a vida dos mineiros por meio da educação. O curso preparatório para o Enem, disponível para todos em TV Aberta, é mais uma oportunidade para que os nossos estudantes permaneçam trilhando o caminho do conhecimento, buscando uma formação profissional”, destaca o governador Romeu Zema.

Para o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, esse é mais um importante passo do Governo de Minas para democratizar o acesso à Educação. “Essa medida irá ampliar ainda mais o acesso dos nossos estudantes a uma educação de qualidade. Além disso, o conteúdo preparatório do Enem estará disponível 24 horas, para estudantes e/ou professores de qualquer rede de ensino e parte do país de forma gratuita”, destaca o secretário.

Leia Também:  Fabrício Gabriel celebra estreia como protagonista na série “Franjinha e Milena Em Busca da Ciência”
Gil Leonardi / Imprensa MG

O Pré-Enem é composto por aulas teóricas e correção de exercícios nas áreas do conhecimento que são abordadas no exame: Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. Cada dia da semana é dedicado a uma delas e, na sexta-feira, irá ao ar o Se Liga no Tira-dúvidas, programa em que os professores respondem dúvidas enviadas pelo público.

O Se Liga na Educação consiste em aulas exibidas na TV aberta e é um reforço para os estudantes da rede estadual de ensino. Após a pandemia, a iniciativa continua consolidada como uma ferramenta importante na democratização da educação. Mesmo com a multiprogramação dedicada à preparação para o Enem, o Se Liga na Educação continua indo ao ar normalmente pelo canal oficial da Rede Minas, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h30.

Dar oportunidade a todos os estudantes de ingressar na universidade é um dos objetivos do Governo de Minas. A Rede Minas chega como uma aliada para democratizar o acesso ao ensino superior. “O canal chega como mais uma ferramenta para auxiliar o estudante que, muitas vezes, não tem acesso a cursos preparatórios. Por meio da TV aberta, podemos levar para as casas dos estudantes, em Minas, um conteúdo de qualidade para dar condições a ele de passar por um exame competitivo”, explica o presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Gustavo Mendicino.

A iniciativa surgiu durante a pandemia e o resultado positivo permitiu que o programa se tornasse uma forte ferramenta da educação em Minas Gerais e no Brasil, com a expansão da programação para a TV Brasil. De 2020 até maio, foram cerca de quatro mil horas de aulas veiculadas, o que representa um total de 7,2 mil teleaulas e 2.160 blocos do tira-dúvidas.

Leia Também:  Vice-governador participa da inauguração da segunda unidade de fábrica de beneficiamento de milho, em Uberlândia

Multiprogramação

A multiprogramação é um recurso da TV digital que possibilita a transmissão de programações distintas em um mesmo canal de TV aberta. Na prática, essa tecnologia permite a divisão de um canal em alta definição em até quatro subcanais. Assim, o telespectador continua acompanhando a programação da Rede Minas e tem acesso, também, ao Cursinho de Pré-Enem do Se Liga na Educação. Em Belo Horizonte, a Rede Minas chega à população pelo canal 9 e 9.1. O canal estará na TV aberta pelo 9.2, também na capital. No site da emissora, o telespectador pode consultar a frequência na sua cidade: redeminas.tv/como-sintonizar.

Como sintonizar no televisor

O acesso ao Cursinho de Pré-Enem do Se Liga na Educação é feito manualmente pelo controle remoto. Verifique a sintonia neste site e siga os passos abaixo:

  • Com o controle remoto, selecione no Menu a opção “Buscar Canais” ou “Atualizar Canais”.
  • Para assistir aos canais digitais adicionais, basta digitar no controle remoto o número do canal, seguido de “.2”, “.3” ou “.4”. Se o controle remoto não tiver a tecla “Ponto” (“•”), você deverá digitar o número “0” (zero) no lugar.

Exemplo:
Rede Minas – Canal 9 e canal digital 9.1 (em Belo Horizonte)
Cursinho de Pré-Enem do Se Liga na Educação – Canal 9.2 – digitar 9 + “•” (Tecla “Ponto”) + 2 (em Belo Horizonte)

Serviço:
Canal multiprogramação Cursinho de Pré-Enem do Se Liga na Educação – Rede Minas
Lançamento: 28/8/2023 (segunda-feira), com programação especial dedicada ao Enem
Como sintonizar: redeminas.tv/como-sintonizar

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Mais da metade dos municípios mineiros estão em situação de emergência em Minas

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Holanda desencanta no fim e derrota o Senegal na estreia na Copa

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA