Minas Gerais
“Se Liga na Educação” reapresenta programa sobre o Enem neste feriado
Durante o feriado de sexta-feira da paixão (15/4), as teleaulas do programa “Se Liga na Educação”, exibidas pela Rede Minas, serão reapresentadas. Com isso, estudantes poderão relembrar conteúdos especiais preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que foram exibidos no dia 11/3.
Abrindo a grade, das 7h30 às 7h50, os estudantes terão uma aula de língua portuguesa voltada para explicações sobre o que é o Enem. Em seguida, orientações sobre o que cai na prova das disciplinas de matemática, língua inglesa, sociologia, biologia, química, física, história, geografia e filosofia.
Para finalizar, o quadro “Tira Dúvidas”, de 11/3, também será reexibido. Com isso, os estudantes poderão revisar conteúdos de filosofia, geografia, sociologia, química, matemática e física. Cada disciplina ocupa um horário na grade de programação e são exibidas das 7h30 às 12h30.
O “Se Liga na Educação” é utilizado como apoio pedagógico aos professores e estudantes da rede estadual de ensino.
Números
Em 2021, as teleaulas do Se Liga alcançaram mais de 1.040 horas no ar. Foram 2,4 mil aulas exibidas no ano, com aproximadamente 800 horas/ano, considerando conteúdo inédito e reprises. Além disso, foram 720 blocos Tira-dúvidas ao longo do ano – momento em que os professores respondem ao vivo às perguntas enviadas pelos estudantes -, com 240 horas/ano.
Como assistir
A Rede Minas é transmitida em Belo Horizonte e na Região Metropolitana no canal 9 da TV Aberta. Para as outras cidades, verifique em http://redeminas.tv/como-sintonizar. As aulas também estarão disponíveis no Youtube e no aplicativo “Conexão Escola”.
Envie dúvidas relacionadas aos conteúdo das aulas, de segunda a sexta-feira, no horário das 11h15 às 12h30, por meio do WhatsApp, no número (31) 98295-2794 ou ligue para (31) 3254-3009.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.