Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Secretaria de Agricultura de Minas recebe Comissão de Agropecuária e  Agroindústria da Assembleia

Publicados

em

Cássia Eponine / Seapa (mais fotos: clique aqui)

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Thales Fernandes, recebeu uma comitiva da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (23/6), na Cidade Administrativa. O titular da pasta esteve acompanhado de gestores da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)

A visita foi uma atividade do Fiscaliza Mais, iniciativa do legislativo mineiro que tem como objetivo o acompanhamento intensivo das ações do Governo do Estado, com foco em temas específicos de políticas públicas. Atualmente, a agricultura familiar é o assunto que concentra a atenção dos parlamentares. 

“Nossa missão é aproximar e entender os problemas em conjunto. Aqui, conhecemos alguns projetos que precisam caminhar na Assembleia e colocamos outros pontos que devem, sim, ser melhorados. Buscamos soluções para os produtores rurais e para os agricultores familiares, em especial”, explicou o presidente da comissão, deputado Heli Grilo.

Leia Também:  Sejusp e OAB unem forças para aprimorar parlatórios do sistema prisional mineiro

No mesmo sentido, o secretário Thales Fernandes avaliou que o propósito de ambos os poderes coincide em desburocratizar, simplificar e facilitar a atuação de quem produz no campo, bem como da agroindústria. “Apresentamos algumas inovações que a Seapa vem fazendo, discutimos projetos de lei em tramitação e propostas nossas que estão na Assembleia precisando caminhar”, disse. 

Diálogo

Estiveram em pauta políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, como o Programa Alimenta Brasil, o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa Estadual de Regularização Fundiária. Além disso, foram discutidos entraves burocráticos ainda existentes para a regulamentação de agroindústrias familiares, recursos orçamentários, crédito rural para o pequeno produtor, fortalecimento da cadeia do leite e do queijo e Plano Plurianual de Ação Governamental.

Como novidades, o secretário de Agricultura expôs uma linha de crédito voltada para a agroindústria, com financiamentos de até R$ 250 mil a juros baixos, que vem sendo articulada junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Programa Queijo Minas Legal (PQML), em parceria com o Ministério Público mineiro, já publicado no Diário Oficial do Estado.

Leia Também:  Transição define suspensão das estratégias na pasta de Minas e energia

O PQML prevê a regularização de queijarias artesanais em Minas, com um aporte de R$ 2,8 milhões do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, do MPMG. Cerca de 650 produtores de queijos devem ser beneficiados pelas ações, que incluem assistência técnica às queijarias, análises laboratoriais de amostras de água e queijos dos estabelecimentos e aquisição de equipamentos para instituições do Sistema Agricultura.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Vinte Unidades de Atendimento Integrado funcionarão em Minas Gerais neste sábado (27/4)

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA