Minas Gerais
Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresenta balanço na ‘Assembleia Fiscaliza’
Nesta sexta-feira, (23/6), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, participou da ‘Assembleia Fiscaliza’, uma solenidade voltada para a apresentação dos resultados obtidos pelo setor público durante o último semestre. O secretário teve a oportunidade de apresentar aos parlamentares um balanço das ações, projetos e, principalmente, os expoentes resultados positivos obtidos pelo Governo de Minas em 2023, até o momento, na busca pelo desenvolvimento estadual.
Alguns dos pontos abordados foram regularização fundiária, o projeto Vale do Lítio no Jequitinhonha entre outras inictaivas. Na ocasião, Passalio apresentou a prestação de contas do Governo de Minas no que tange a estes e demais temas que englobam as ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico estadual.
Regularização Fundiária
No que diz respeito às iniciativas da Regularização Fundiária Urbana (Reurb) do Governo de Minas, Passalio explanou que o projeto vem alcançando cada dia mais sucesso. Entre 2019 e 2023, foram 10.396 títulos de propriedade urbana emitidos, sendo 2.486 somente neste ano. Além disso, outros 22.833 estão em processamento.
Vale do Lítio Brasil
Durante a apresentação, o secretário também repassou informações relevantes sobre o projeto de extração do lítio no Vale do Jequitinhonha. O programa foi anunciado pelo governador Romeu Zema no começo de maio na Bolsa de Valores de Nasdaq, em NY. O Vale do Lítio Brasil visa atrair massivos investimentos para a região, para atuarem na extração e em toda ampla cadeia produtiva do mineral encontrado em grandes quantidades no Norte e Nordeste do estado.
E, para além de um projeto econômico, que vai proporcionar a atração de investidores e diversos empreendimentos ao local, ampliando a geração de emprego e renda, o Vale do Lítio é, ainda, um projeto social. O governador Romeu Zema, desde 2019, preocupa-se com a elevação da qualidade de vida na região do Vale do Jequitinhonha e, por isso, diversas iniciativas têm sido desenvolvidas para alavancar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da localidade. Nesse sentido, o Vale do Lítio vai agir também como um projeto social, com qualificação de mão de obra, melhoria da infraestrutura local, bem como a criação de uma cadeia de oportunidades de geração de renda.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, a solidez do desenvolvimento de estado, municípios e, por conseguinte, cidadãos perpassa pela criação e manutenção de emprego e renda. “Nossas ações e projetos são todos articulados para este objetivo final que é a melhoria da qualidade de vida de cada mineiro”, ressalta.
Liberdade Econômica
No que diz respeito à Liberdade Econômica, Minas Gerais também se destacou com uma série de iniciativas, tais como a Lei Federal de Liberdade Econômica e o Decreto Estadual que regulamentou a lei, sendo ambos de grande importância para o avanço na economia mineira. Essa lei estabelece a dispensa de atos públicos para atividades de baixo risco, a presunção da boa-fé do empreendedor, prazo para aprovação tácita no caso do silêncio da administração pública e análise de impacto regulatório. Essa iniciativa viabiliza a desburocratização, além de incentivar e facilitar o desenvolvimento econômico e estimular a livre concorrência.
E ainda na linha da liberdade econômica, o Minas Livre Para Crescer, iniciativa criada com base na Lei de Liberdade Econômica, tornou-se um dos grandes pilares da desburocratização do ambiente de negócios no estado. Até junho de 2023, 362 municípios já assinaram as normativas pró-liberdade econômica. Além disso, 701 atividades de baixo risco foram dispensadas de alvará, galgando Minas ao patamar de primeiro lugar do país em dispensa de alvarás. Além disso, 1.790 atos obsoletos foram revogados de 2019 até o momento.
Sobre a liberdade econômica, Passalio ressalta também que é uma busca constante para tornar Minas um estado cada dia mais amigo do investidor, “com uma política desburocratizada que incentive cada dia mais a vinda de novas empresas e a exceção das atuais”.
Atração de investimentos
Minas destacou-se ainda nas iniciativas para atração de investimentos, sendo que de 2019 até junho de 2023 alcançou o montante de R$ 347 bilhões. Além disso, foram criados 647 projetos em 178 municípios, e destas iniciativas resultaram a criação de cerca de 180 mil empregos em setores como mineração, energia fotovoltaica, infraestrutura, automotivo e autopeças, energias, entre outros.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
EMOÇÕES3 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES3 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásPesquisa Fecomércio MG: Comércio mineiro otimista para o Natal
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásOperação de mineração volta no Jequitinhonha
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásMetade de Uberlândia está endividada
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)



