Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Secretaria de Educação atualiza cartilha com cuidados e ações preventivas para as escolas no período chuvoso

Publicados

em

SEE / Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) vem orientando profissionais e alunos da rede estadual de ensino com a cartilha “Cuidados e ações preventivas para as escolas no período de chuvas”. O material, que fica à disposição das escolas o ano todo, foi atualizado e indica aos gestores a realização de medidas protetivas e de prevenção antes do período chuvoso, de modo a evitar danos, riscos e prejuízos.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o trimestre de novembro a janeiro é frequentemente o mais chuvoso do ano no Sudeste brasileiro. E é justamente no decorrer do mês de outubro, segundo o instituto, que as pancadas de chuvas começam a se tornar mais frequentes, estabelecendo o início do período chuvoso na região.

Limpeza de calhas e telhados, substituição de telhas quebradas, limpeza preventiva das passagens pluviais, podas de árvores, limpeza das caixas de gordura, e atenção à fiação elétrica estão entre os itens de alerta. Além disso, a escola deve analisar a situação da rede física e verificar se há a necessidade de serviços de manutenção e pequenos reparos, de modo que a escola não enfrente problemas como entupimentos, alagamentos, entre outros problemas decorrentes de falta de manutenção.

Leia Também:  Governo de Minas divulga resultado do Cadastro Escolar 2023

Para a execução de pequenos reparos, inclusive, o superintendente de Infraestrutura e Logística da SEE/MG, José Roberto Avelar, explica que a direção pode utilizar recursos da caixa escolar de Manutenção e Custeio e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Básico). Para essas situações emergenciais, os recursos são liberados de forma mais célere pelo órgão central. Somente em 2021, a SEE/MG repassou mais de R$110,5 milhões em recursos adicionais de manutenção predial para as escolas estaduais.  

Foi o caso da E.E. Fernão Dias, do município de São José da Safira, pertencente à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Governador Valadares que, em maio deste ano, teve o prédio escolar destelhado após forte chuva de granizo. De forma emergencial, foram liberados R$ 99,6 mil para a escola realizar os devidos reparos no telhado, que já se encontra recomposto. 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ENTRETENIMENTO

Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela

Publicados

em

Visitar Ouro Preto, no coração da mineiridade, é viajar no tempo. Fundada em 1711, essa joia do barroco brasileiro preserva a rica história da mineração, ( o ciclo do ouro no país) o encanto da literatura, foi aqui que Tomás Antônio Gonzaga viveu seu grande amor com Marília de Dirceu, inspirando uma das obras mais marcantes da literatura mundial e claro a genialidade de mestres como, Antônio Francisco Lisboa; o Aleijadinho, um dos maiores mestres da arte barroca no Brasil.

Além disso Ouro Preto respira arte e festas. A cidade comemorou no último dia 18 de novemebro o aniversário de 210 anos de Aleijadinho, um evento que celebrou a arte, a cultura e a história da cidade. Durante uma visita na cidade, a nossa equipe conversou com o Ouro-pretano, Mauro Francisco de Souza Silva, conhecido por Mauro Amorim que é o organizador da 45ª  Semana do Aleijadinho 2024 e Coordenador do CPP da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto.

confira o vídeo abaixo para saber mais sobre essa celebração que ressalta o legado de um dos maiores artistas do Brasil.

 

A riqueza cultural de Ouro Preto também pode ser vista nas galerias e exposições. Visitamos uma mostra de desenhos de um renomado artista local, falecido aos 94 anos; José Pio Monte.

Leia Também:  Cultivar de capim-elefante é opção de forragem para bovinos durante período de seca, orientam pesquisadores da Epamig

“A Arte de JPio” é uma exposição, retrospectiva dos trabalhos artísticos e dos desenhos técnicos de Zé Pio e promove o resgate de peças industriais e a planificação de estruturas não mais existentes em Ouro Preto: o artista apresenta obras produzidas desde a década de 1970 nas técnicas óleo sobre tela, bico de pena, nanquim aguada, lápis e giz pastel. Na exposição que aconteceu na última semana desenhos em bico de pena despertaram ainda mais a paixão do público pelo artista. Durante a exposição, conversamos com o filho do artista, que compartilhou histórias emocionantes sobre o trabalho de seu pai e sua ligação com a cidade.

confira o vídeo abaixo do engenheiro José Carvalho Monte, que ressalta o legado de seu pai, um dos maiores artistas do Brasil.

Outra experiência marcante foi a visita a uma mina histórica de extração de pedras preciosas e ouro. Apesar de sua beleza e riquezas naturais, Ouro Preto carrega em suas raízes uma história de exploração. Durante o auge do ciclo do ouro, milhares de pessoas ( inclusie crianças) foram escravizadas para trabalhar em condições insalubres, extraindo riquezas destinadas à Coroa Portuguesa. Essa herança de sofrimento contrasta com o esplendor de magia da cidade, que hoje se destaca como um dos maiores patrimônios históricos do Brasil. Para se ter uma ideia da crueldade, a expectativa de vida dentro das minas era inferior há 5 anos.

Leia Também:  Secretaria de Saúde disponibiliza curso on-line gratuito para atualização em manejo clínico de arboviroses

Com tanta história provavelmente deu água na boca e vontade de saborear essa cidade, e claro, Ouro Preto encanta também pelo paladar. A cidade oferece uma gastronomia rica e diversificada, com restaurantes que agradam a todos os gostos. Seja para um jantar romântico, um momento em família ou uma reunião entre amigos, os ambientes são aconchegantes e acolhedores. Além da tradicional e deliciosa comida mineira, há opções de culinária internacional que tornam a experiência ainda mais especial.

Com cerca de 74 mil habitantes, Ouro Preto une história, cultura e sabores únicos, sendo um destino que marca para sempre quem passa por lá. Fique atento para aproveitar sua viagem com responsabilidade e desfrute de tudo o que essa cidade extraordinária tem a oferecer e antes de pegar a estrada escoha sua pousada preferida e seja cauteloso na contratação de guias, nem tudo que se vê e ouve pode ser verdade, na dúvida: pesquise. Boa viagem!

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA