Minas Gerais
Secretaria de Educação de Minas inicia aplicação da avaliação diagnóstica e segunda fase do Projeto Socioemocional
Começa nesta segunda-feira (4/3), na rede estadual de ensino, a Avaliação Diagnóstica e a aplicação do Questionário Socioemocional, que faz parte da segunda etapa do Projeto Socioemocional, implementado em fevereiro deste ano, pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A Avaliação Diagnóstica, em formato digital e impresso, será aplicada até o dia 15/3 para os cerca de 1,6 milhão de estudantes das escolas estaduais de Minas.
O lançamento das respostas dos estudantes, na aplicação impressa, será disponibilizado no endereço do Portal Simave, neste link, ou pelo aplicativo leitor de respostas entre os dias até as 17h do dia 19 de março.
Este exame, que abrange todas as áreas de conhecimento, é destinado aos estudantes matriculados nas turmas regulares do 2° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Correção de Fluxo.
Já o questionário socioemocional, em formato digital, que irá ouvir os estudantes do 6º, 8º ensino fundamental e 2º ensino médio, se estenderá até o dia 22/3. Este questionário é a segunda fase do projeto socioemocional, que no mês de fevereiro, ouviu gestores, professores e estudantes das unidades estaduais, por meio da pesquisa de avaliação do clima escolar.
Apoio aos docentes no planejamento
Realizada no início do ano letivo, o objetivo desta avaliação diagnóstica é verificar o conhecimento prévio dos estudantes, permitindo aos professores e especialistas revisar o planejamento e adequar as estratégias de ensino às necessidades das turmas e dos estudantes.
De acordo com a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Graziela Trindade, o exame permite identificar as lacunas de aprendizagem dos estudantes, considerando as habilidades adquiridas no ano anterior.
“Essa avaliação proporciona aos professores e gestores da escola, a capacidade de identificar quais conhecimentos e habilidades ainda não foram plenamente assimilados pelos estudantes. O teste subsidia os educadores informações que possibilitam um planejamento mais claro e fundamentado em suas ações e práticas pedagógicas, considerando habilidades e competências consolidadas pelos estudantes, para assegurar que os estudantes alcancem o nível de aprendizagem desejado”, revelou Graziela Trindade.
Cadernos da Avaliação Diagnóstica
A Avaliação Diagnóstica 2024 conta com oito tipos de cadernos de testes, distribuídos entre as escolas participantes. Os cadernos são compostos por itens/questões de múltipla escolha e dispostos na prova com graus de dificuldade diferenciados entre fácil, médio e difícil. As turmas de Educação de Jovens e Adultos/EJA estão sendo avaliadas conforme as habilidades-foco, estabelecidas no Caderno Pedagógico da EJA, com conteúdos específicos para os períodos. A matriz de referência da Avaliação Diagnóstica foi construída com base nos Planos de Curso da rede estadual de ensino.
Rede Municipal
A SEE/MG reforça que as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) irão disponibilizar os cadernos de teste às Secretarias Municipais que manifestarem, por meio de Ofício, interesse em aplicá-los em suas escolas. Para isso, será disponibilizado o modelo determinado para a Superintendência Regional dos cadernos para aplicação impressa. Posteriormente, a SRE encaminhará os ofícios das Secretarias Municipais para registro e controle do Órgão Central.
Questionário Socioemocional
Em conjunto com a Avaliação Diagnóstica, a SEE/MG irá aplicar na rede estadual, o questionário socioemocional, em formato digital, entre os dias 4 a 22/3. O público-alvo são estudantes do 6° e 8° anos do Ensino Fundamental e do 2° ano do Ensino Médio das escolas públicas estaduais. A pesquisa é composta por cerca de 120 questões que tem por objetivo identificar e analisar as características socioemocionais dos indivíduos, abrangendo emoções, atitudes, valores e habilidades sociais.
As respostas coletadas por meio do questionário serão utilizadas para orientar o planejamento de intervenções voltadas ao Projeto Socioemocional, bem como para avaliar a eficácia dessas intervenções. A primeira pesquisa para avaliar o clima escolar foi realizada de 9 a 29 de fevereiro.
Etapas Projeto Socioemocional
Após a aplicação deste questionário, a Secretaria fará análise dos dados que irão contribuir para direcionar as ações do Projeto Socioemocional, com proposta de formação e outras ações pedagógicas para o desenvolvimento das competências socioemocionais priorizando a autogestão, autocuidado, autoconhecimento, empatia e cooperação, e autonomia.
Outra ação prevista que será realizada posteriormente, é a formação da equipe pedagógica. A partir desta formação, será realizado o acompanhamento de ações para a melhoria do clima escolar e do convívio entre estudantes.
Sobre o projeto Socioemocional
Lançado neste ano, é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, proposto pela Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, para o acompanhamento de ações de ensino-aprendizagem, voltadas para a melhoria do convívio entre estudantes, reduzindo situações como o bullying e a violência dentro da escola, para fomentar o diálogo, o respeito, a empatia, a inclusão e a amizade, voltadas para a melhoria do clima escolar.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.