Minas Gerais
Secretaria de Educação reúne toda a rede estadual para organização do início do ano letivo
Mais um ano letivo está começando e, para passar uma visão geral sobre a volta às aulas e dialogar com os profissionais da rede estadual de ensino, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, a secretária adjunta de Educação, Geniana Faria, e todos os subsecretários da SEE/MG participaram de uma reunião virtual na quinta-feira (2/2). Com público de aproximadamente 4,8 mil pessoas, o bate-papo foi uma oportunidade de esclarecer dúvidas e receber orientações sobre o novo ano escolar.
Os secretários e os subsecretários participaram da live direto das escolas, cada um em uma unidade, de forma a aproveitar para conferir de perto os preparativos para receber os alunos na próxima segunda-feira (6/2). De maneira dinâmica e transparente, o secretário foi direcionando os assuntos para os respectivos participantes, além de responder aos comentários e perguntas deixadas pelo público no chat.
Volta às aulas 2023
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante, que transmitiu sua participação na Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro Maria Helena, em Belo Horizonte, falou sobre a preparação do ambiente escolar para receber os professores, servidores e os estudantes. Foram disponibilizados o calendário pedagógico com diretrizes sobre como proceder nesse início de ano e orientações para o acolhimento dos alunos.
A partir de uma carta enviada pelo secretário de Educação aos diretores escolares, foi instruído o preparo de um kit de materiais para os professores e especialistas, com arquivos já disponibilizados pela SEE, mas de maneira impressa; os planos de curso, que são liberados todo início de ano, dizendo o que precisa ser tratado ao longo do ano letivo; os Cadernos Mapa, que vão ser disponibilizados a partir de março e, também, outras orientações e documentos específicos de cada modalidade de ensino.
“Tudo isso é para receber os profissionais da melhor maneira possível, com todo mundo equipado e, ainda, recebendo algum tipo de kit preparado pelo diretor — um caderno, agenda, material de escritório — para a gente garantir que todo mundo esteja preparado para esse início das aulas”, ressalta Izabella.
A secretária adjunta, Geniana Guimarães, juntamente com o secretário de Educação, Igor de Alvarenga, participaram da live na Escola Estadual Jornalista Jorge Paes Sardinha, no bairro Jardim Alvorada, também na capital mineira. Geniana destacou a importância dos especialistas para o fazer pedagógico nas escolas e falou sobre os novos cadernos de orientação, o Mapa.
“O Mapa tem a perspectiva de fazer com que a gente possa contribuir para uma aprendizagem mais significativa. Ele vai muito ao encontro dos nossos grandes pilares, que temos aqui na secretaria. Um deles, que está diretamente vinculado, é a melhoria da aprendizagem contínua. Sabemos que em 2023 teremos grandes desafios pedagógicos, por isso a importância de organizar uma ferramenta que possa contribuir para os professores e especialistas”, pontuou Geniana.
O que vem por aí
Diversas novidades estão por vir, e esse ponto também foi tratado na live. A subsecretária de Gestão de Recursos Humanos, Gláucia Ribeiro — que participou da Escola Estadual Padre João de Mattos Almeida, no bairro Serrano, em Bh — falou sobre os concursos e afirmou que serão abertas mais de 19 mil vagas para diversas carreiras. Gláucia também destacou a oportunidade de novos cursos de aperfeiçoamento para os professores e a possibilidade de afastamento temporário dos servidores que estiverem cursando mestrado e doutorado.
O subsecretário de Articulação, Gustavo Pedroso, diretamente da Escola Estadual Paschoal Comanducci, no bairro Jaqueline, região Norte de Belo Horizonte, falou sobre novidades e aperfeiçoamentos nos Diários Escolares Digitais (DEDs). Assim como o subsecretário de Administração, Silas Fagundes — marcando presença da Escola Estadual Prof. Maria Muzzi Guastaferro, na região de Venda Nova — abordou mudanças na destinação e no valor mínimo da verba para a merenda escolar e afirmou que os termos de compromisso, tanto do programa de manutenção e custeio, quanto o de alimentação escolar, estarão disponíveis para assinatura a partir de segunda-feira (6/2). Silas também falou sobre a destinação de materiais tecnológicos para o aperfeiçoamento do processo educacional.
Também foram apresentadas novidades e estratégias para o enfrentamento ao assédio e diminuição da evasão escolar. Um plano de enfrentamento foi elaborado e será divulgado pela SEE/MG nesta primeira semana de aulas.
O secretário de Educação destacou a importância da SEE/MG estabelecer um canal de diálogo mais direto com a Rede de Educação do Estado, e que no decorrer do ano novos encontros serão realizados.
Para assistir à live na íntegra, acesse o canal “Estúdio Educação MG”.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.