Minas Gerais
Secretaria de Governo participa da inauguração da quinta maior usina de energia solar do Brasil
O Governo de Minas Gerais está atraindo empresas e assim aumentando a geração de empregos. Um dos exemplos é a inauguração da Usina Fotovoltaica Hélio Valgas, que aconteceu nessa quinta-feira (9/11), no município de Várzea da Palma, no Norte de Minas.
A usina tem capacidade instalada de 662 megawatt-pico (MWp) e conta com mais de 1,2 milhão de painéis fotovoltaicos distribuídos em uma área de 1.142 hectares, que irão gerar energia equivalente ao abastecimento de aproximadamente 850 mil residências. É a quinta maior usina de energia solar fotovoltaica do Brasil.
A secretária de Estado Adjunta de Governo, Mila Corrêa da Costa, participou da inauguração e destacou a importância de empreendimentos que geram empregos para os mineiros e ainda contribuem para a geração de energia renovável.
A usina é um empreendimento do Grupo Comerc Energia. Durante sua construção foram gerados cerca de 1,7 mil empregos diretos, muitos desses ocupados por trabalhadores locais, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico da região.
O evento contou ainda com a participação de parlamentares mineiros, do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, do prefeito de Várzea da Palma, Eduardo Monteiro de Abreu, de representantes da empresa, entre outros.
Minas incentiva o setor de energia solar fotovoltaica
Criado em 2019, o Projeto Sol de Minas busca alavancar o protagonismo de Minas Gerais no setor de energia solar fotovoltaica, atraindo investimentos e geração de emprego e renda. A iniciativa estimula empreendimentos solares de geração centralizada e a adoção de sistemas solares de geração distribuída por parte de residências, comércios, indústrias e propriedades rurais, além de atrair empresas fornecedoras de bens e serviços para o setor.
O projeto permitiu ao Estado se tornar referência nacional em energia solar fotovoltaica, sendo hoje o estado líder em geração.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.