Minas Gerais
Secretaria de Governo se reúne com lideranças locais no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Nesta terça-feira (31/5), a Secretaria de Estado de Governo (Segov) participou de agendas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Durante a manhã, no município de Monte Carmelo, o secretário Igor Eto se reuniu com lideranças da região e participou do lançamento do “Alvará de Construção 100% Digital no Aplicativo Conecta Monte”.
O aplicativo “Conecta Monte” foi lançado em junho do ano passado. Nele, a população pode solicitar serviços básicos como troca de lâmpadas, certificação de vacinação, entre outros. Além de consultar endereços e informações do comércio em geral da cidade. A partir de agora, a ferramenta passa a oferecer um novo serviço: a solicitação de alvarás de construção. Segundo a Prefeitura de Monte Carmelo, com 100% da digitalização do serviço, o resultado será a desburocratização, redução de tempo e inovação.
Durante o evento de lançamento, o secretário Igor Eto destacou a importância do trabalho conjunto entre os executivos municipal e estadual e o poder legislativo e elogiou o aplicativo. “É motivo de muito orgulho estar aqui. Isso é exatamente o que o governador defende no governo. Precisamos de governantes que tenham atividades práticas para as pessoas. O que a população espera de nós são serviços melhores, mais simples e acesso mais fácil às políticas públicas. O Conecta Monte traz isso”, ressaltou.
O secretário também apontou algumas ações que vêm sendo realizadas pelo Governo de Minas com foco no atendimento ao cidadão. “O governador Romeu Zema já revogou mais de cem obrigações acessórias, o que simplifica a abertura de empresas. Além disso, no final do ano passado Minas Gerais foi eleito o estado mais digital do Brasil no que diz respeito a serviços e acesso à população”, enfatizou.
Durante a tarde, Igor Eto participou de uma roda de conversa com prefeitos e demais autoridades da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP). O tema do bate-papo foram as demandas locais.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.