Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Secretaria de Meio Ambiente fiscaliza recursos hídricos no Leste do Estado

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou ações de fiscalização ambiental no Leste do Estado neste mês. A operação fiscalizou o uso correto das outorgas relacionadas ao uso dos recursos hídricos, entre os dias 5 e 9/2.

Foram levantados 85 alvos em dez municípios estrategicamente selecionados: Belo Oriente, Caratinga, Iapu, Inhapim, Piedade de Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Tarumirim, Mutum, Pocrane e Taparuba. Desses, 31 foram relacionados ao uso de recursos hídricos subterrâneos e 54 alvos de uso da água superficiais, envolvendo diversos modos de uso.

Dados parciais preveem a aplicação de cerca de R$ 127 mil reais. “Considerando que as ações de fiscalização, até aquele momento, alcançaram 51,76% dos alvos indicados, sendo mantidos os mesmos padrões identificados, estima-se que as multas aplicadas ao final da operação, após lavratura dos atos, devam atingir o montante de até R$246.704,17”, disse o coordenador de Fiscalização e Gestão de Denúncias no Leste de Minas, Elias Nascimento de Aquino Iasbik.

Leia Também:  Agricultores familiares do Sul de Minas recebem cerca de 170 kits de apicultura

No processo de outorga do direito de uso das águas, o órgão gestor afere as condições de uso ou intervenção pretendida, de modo a assegurar o equilíbrio entre os múltiplos usos e usuários, e a manutenção do mínimo necessário à interação dos recursos hídricos com os demais recursos naturais, essencial à conservação dos processos ecológicos e ao desenvolvimento sustentável.

“A ausência de outorga representa grave risco a esse equilíbrio, podendo comprometer ainda os usos regulares ou em processo de regularização, tendo em vista que são ignorados no cálculo sobre a disponibilidade hídrica das bacias consideradas”, explica Elias Nascimento.

Transparência

O Governo de Minas, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais de denúncias ambientais e conta com o apoio da sociedade para monitorar e denunciar práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades ambientais. A denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental pode ser feita pelo LigMinas (ligue 155 – opção 7) ou por meio do portal de denúncias ambientais da secretaria.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Fhemig está com vagas de empregos abertas para capital e interior 

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA