Minas Gerais

Secretaria de Meio Ambiente fiscaliza recursos hídricos no Leste do Estado

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou ações de fiscalização ambiental no Leste do Estado neste mês. A operação fiscalizou o uso correto das outorgas relacionadas ao uso dos recursos hídricos, entre os dias 5 e 9/2.

Foram levantados 85 alvos em dez municípios estrategicamente selecionados: Belo Oriente, Caratinga, Iapu, Inhapim, Piedade de Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Tarumirim, Mutum, Pocrane e Taparuba. Desses, 31 foram relacionados ao uso de recursos hídricos subterrâneos e 54 alvos de uso da água superficiais, envolvendo diversos modos de uso.

Dados parciais preveem a aplicação de cerca de R$ 127 mil reais. “Considerando que as ações de fiscalização, até aquele momento, alcançaram 51,76% dos alvos indicados, sendo mantidos os mesmos padrões identificados, estima-se que as multas aplicadas ao final da operação, após lavratura dos atos, devam atingir o montante de até R$246.704,17”, disse o coordenador de Fiscalização e Gestão de Denúncias no Leste de Minas, Elias Nascimento de Aquino Iasbik.

Leia Também:  População pode participar do processo de concessão dos parques do Ibitipoca e Itacolomi

No processo de outorga do direito de uso das águas, o órgão gestor afere as condições de uso ou intervenção pretendida, de modo a assegurar o equilíbrio entre os múltiplos usos e usuários, e a manutenção do mínimo necessário à interação dos recursos hídricos com os demais recursos naturais, essencial à conservação dos processos ecológicos e ao desenvolvimento sustentável.

“A ausência de outorga representa grave risco a esse equilíbrio, podendo comprometer ainda os usos regulares ou em processo de regularização, tendo em vista que são ignorados no cálculo sobre a disponibilidade hídrica das bacias consideradas”, explica Elias Nascimento.

Transparência

O Governo de Minas, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais de denúncias ambientais e conta com o apoio da sociedade para monitorar e denunciar práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades ambientais. A denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental pode ser feita pelo LigMinas (ligue 155 – opção 7) ou por meio do portal de denúncias ambientais da secretaria.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  População pode participar do processo de concessão dos parques do Ibitipoca e Itacolomi
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA