Minas Gerais

Secretaria de Meio Ambiente percorre municípios para acompanhamento das atividades do Jovens Mineiros Sustentáveis

Publicados

em

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) esteve presente nos municípios de Itapecerica, Cláudio, Bueno Brandão e Inconfidentes, na região Oeste de Minas, para acompanhar as atividades desenvolvidas pelas escolas que integram o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS), na semana de 16 a 20/10.

O objetivo foi dar suporte de acompanhamento junto aos professores envolvidos e ter contato com os alunos, ministrando palestras educativas referentes aos temas do programa: cidadania, fauna, água, resíduos sólidos e energia.

Ao todo, as visitas atenderam 320 alunos em seis escolas. Além das propostas indicadas pela Semad, por meio das orientações e conteúdo técnico pedagógico que fazem parte do programa, cada município tem se adequado conforme as peculiaridades locais, relacionadas a questões culturais, socioeconômicas e ambientais, incrementando as atividades.

Os municípios participam do JMS pelo segundo ano consecutivo. No último ano, apresentaram novas abordagens e estratégias, buscando formar cidadãos capacitados para modos de viver mais sustentáveis.

Semad / Divulgação

Bueno Brandão

Em Bueno Brandão, o foco tem sido em levar o programa para as famílias dos alunos, de forma a estender para o lar o que as crianças aprendem na escola. Todas as atividades envolvem os pais, que participam ativamente, apoiando seus filhos e a instituição educacional.

O educador ambiental e gestor do programa pela Semad, Ricardo Cottini, avalia que esse viés é primordial para garantir o sucesso das ações do programa. “A casa é o primeiro meio ambiente, onde temos as inter-relações pessoais e todo um contexto ambiental, passando pelo consumo de água e energia, produção de lixo com descarte de materiais, consumo de alimentos, cuidados com a saúde e o bem-estar, de forma que vivenciamos numa visão micro todo um contexto macro que vamos conviver no externo, nos outros ambientes que frequentamos e fazemos parte, sendo um deles a escola”, pontua.

Leia Também:  Sobe para 80 o número de municípios em situação de emergência pelas chuvas em Minas

A visita foi realizada na Escola Municipal Paulo José Andery, onde foram atendidos cem alunos. A professora e coordenadora de turmas do Programa JMS, Celiani Novetti, comemora o engajamento conjunto entre alunos, professores e pais. “É um fator fundamental para que o programa se desenvolva. É um efeito que vai além dos muros da escola. A cidade como um todo comprou a ideia e aderiu. O JMS aqui é um sucesso, todo mundo conhece e sabe o que é. É um projeto genial do Governo de Minas“, avalia.

O aluno do 5º ano, Davi Valentim, de 10 anos, destaca o conhecimento que leva para seu lar. “Aprendo muitas coisas interessantes que posso aplicar em minha casa. Sobre os cuidados com o meio ambiente, o que me chama atenção é sobre a energia. Precisamos economizar, utilizar com controle”, diz.

Semad / Divulgação

Cláudio

Em Cláudio, parcerias das escolas, por intermédio da prefeitura, junto ao setor de indústria e produção do município, favorecem para que os alunos possam visitar empresas da região que possuem Sistema de Gestão Ambiental (SGA), ampliando e fortalecendo o que aprendem no âmbito escolar com os professores.

A secretária Municipal de Meio Ambiente, Anna Marcelos, avalia que o programa leva o aluno a ter curiosidade em aprender sobre as temáticas pertinentes ao município, servindo também como reforço dos conteúdos vistos no currículo.

O aluno do 5º ano da Escola Municipal Coronel Joaquim da Silva Guimarães, Gabriel Rangel, de 11 anos, destacou o aprendizado com a questão dos resíduos. “É muito legal participar desse programa. Aprendemos onde e como descartar corretamente nosso lixo e também como reciclar. Devemos ter um consumo consciente para gerar menos lixo”, diz.

Leia Também:  Transforma Minas completa 3 anos com 51,4% de mulheres selecionadas para cargos de liderança

Inconfidentes

O trabalho desenvolvido em Inconfidentes tem se relacionado a atividades técnico-científicas, levando os alunos a vivenciarem novos horizontes e fixando o aprendizado da escola. A prefeitura firmou parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG), localizado no município e que possui diversos cursos com foco no meio ambiente.

O Centro Educacional Municipal Américo Bonamichi, escola participante do Programa JMS, investe na qualificação dos alunos desde a fase infanto-juvenil, visando contribuir para futuros cidadãos com visão global, capacitados e atuantes. A prefeita de Inconfidentes, Rosângela Dantas, comemora o engajamento. “Notamos que todos estão envolvidos. O programa forma nossos alunos para serem futuros cidadãos sustentáveis”, avalia.

Itapecerica

Tradições e costumes regionais dão o tom das atividades em Itapecerica. As escolas se empenham em descobrir o talento dos alunos e como isso pode contribuir para um meio ambiente melhor, focando em saberes, modo de viver e fortalecimento da mineiridade.

Kauã Soares e Luiza Ferreira, alunos do 5º ano da Escola Municipal Severo Ribeiro, destacam o envolvimento não só dos alunos, mas de todos os colaboradores da instituição de ensino. “O programa ensina a importância da natureza na nossa vida. São ensinamentos para nós alunos e também para outras pessoas aqui da escola, como os professores e demais funcionários. Todo mundo aprende”, conclui a dupla.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Polícia Civil promove leilão de 82 veículos apreendidos em Coronel Fabriciano

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Governador supervisiona obras de serviços para os mineiros no Alto Paranaíba

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA