Minas Gerais
Secretaria de Meio Ambiente realiza operação preventiva e educativa no combate a incêndios florestais em Montes Claros

Atuando preventivamente no combate a incêndios florestais, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, nos dias 15 e 16/8, operação de caráter educativo nas proximidades do Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, no Norte de Minas.
A ação foi iniciativa da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Norte de Minas, por meio da Diretoria Regional de Fiscalização, com apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Montes Claros.
A intenção foi orientar moradores das comunidades rurais de Palmito II, Buriti e da bacia do Riachão, localidades onde frequentemente ocorrem incêndios florestais nesta época do ano. Foram distribuídos panfletos, folders e mudas de árvores nativas da região.
A superintendente Regional de Meio Ambiente da Supram Norte de Minas, Mônica Veloso, avalia que as ações preventivas de combate a incêndios são tão importantes quanto as mitigadoras.
“Precisamos fazer essa prevenção para garantir a proteção às pessoas e ao meio ambiente. As queimadas representam ameaça ao ecossistema e à comunidade, podendo gerar resultados catastróficos para a biodiversidade e até para a vida humana”, pontua.
Ela destaca ainda que a operação é urgente e emergencial, levando em conta o período seco e a importância do Parque Estadual da Lapa Grande para a região.
“Nessa terça-feira (15/8), já verificamos focos de incêndio nas proximidades. É preciso conscientizar as pessoas, principalmente aqui no Cerrado, de mata seca. Realizar esse tipo de ação é mostrar que o Estado está próximo às comunidades, gerando frutos que vão reverberar por muito tempo”, avalia.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Geral1 dia atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
GERAL6 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES1 dia atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços