Minas Gerais
Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais celebra 20 anos com programação especial
Na sexta-feira (27/10), a Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) vai comemorar os 20 anos da pasta com um evento especial no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
A programação inclui uma roda de conversa com os ex-secretários da Seplag-MG e com a atual secretária, Luísa Barreto, homenagem a servidores que marcaram e marcam a história da secretaria, troca de experiências e memórias, entre outras atividades.
Criada em 2003 a partir da junção de duas importantes secretarias do Governo de Minas – a Secretaria de Recursos Humanos e Administração e a Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral -, a Seplag-MG tem a missão de coordenar estrategicamente as políticas públicas que impulsionam o desenvolvimento econômico e social do Estado e, com isso, contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos os mineiros.
“Neste ano, a Seplag-MG completa 20 anos de existência e consolida seu papel fundamental na coordenação de políticas públicas em nosso estado. Mais do que desenvolver a governança e a gestão pública de excelência em Minas, a Seplag-MG também se tornou, especialmente nos últimos anos, referência na prestação dos serviços públicos aos mineiros”, conta a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.
No evento de comemoração, também serão reveladas as imagens vencedoras do Desafio Fotográfico – Um olhar sobre a Cidade Administrativa.
Além disso, serão entregues kits especiais para celebrar as duas décadas da pasta. Após as 16h, os servidores poderão aproveitar a comemoração no Estacionamento 01, com food trucks, música e algumas surpresas.
História e atribuições
O trabalho da Seplag-MG envolve a elaboração do orçamento estadual, com foco na melhoria da qualidade do gasto, gestão de projetos estratégicos, ações para garantir mais inovação e menos burocracia no Estado.
As atividades também incluem a gestão de pessoas, com ênfase em carreiras, remuneração, saúde ocupacional, previdência e relações sindicais, entre outras.
Também cabe à Seplag-MG a gestão da logística e do patrimônio do Estado, das compras públicas e da Cidade Administrativa, além do atendimento ao cidadão, serviços de trânsito e coordenação das ações de reparação socioambiental e econômica em razão dos rompimentos das barragens de Brumadinho e Mariana.
Com uma gestão eficiente e o bom direcionamento dos recursos para as políticas públicas, a prestação de serviços é aprimorada, assegurando permanente melhoria na qualidade de vida da população.
A presença da Seplag-MG na vida dos mineiros se dá em diversas áreas e por meio de várias ações que garantem o acesso a serviços públicos de qualidade e o direito à cidadania.
Nas duas últimas décadas, a pasta esteve à frente de alguns importantes marcos para a Administração Pública no Estado, como a criação das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), que centralizam serviços públicos de todas as esferas para os cidadãos, o uso do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) para facilitar a gestão de documentos oficiais, melhorias na Cidade Administrativa, o aumento constante dos índices de Transformação Digital, impulsionado pela digitalização dos serviços públicos, instalação de antenas de internet 4G e telefonia em áreas rurais em Minas Gerais, entre outros.
Clique aqui para ver a programação completa da semana do evento.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.