Minas Gerais

Secretarias de Educação e Casa Civil acompanham ações em celebração a Semana de Conscientização sobre o Autismo

Publicados

em

Em seguimento às atividades do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, ocorrido em 2/4, e em consonância com a Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), as secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Casa Civil (SCC) organizaram, nesta quinta-feira (4/4), uma visita à Escola Estadual Doutor Antônio Augusto Soares Canedo, em Belo Horizonte. O propósito foi conhecer o trabalho pedagógico realizado na unidade escolar em prol da inclusão dos estudantes autistas.

SEE / Divulgação

Durante a visita, os estudantes autistas, juntamente com os demais da educação especial do terceiro ano do ensino fundamental, apresentaram uma poesia emocionante. Adicionalmente, os estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em Tempo Integral encantaram a escola com a música “Meu Olhar Azul”, canção infantil sobre o Autismo, criada pelo educador musical e compositor Marcelo Serralva.

Emocionado, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, enfatizou a importância de discutir a inclusão escolar de forma efetiva e colaborativa.

“Este é um tema que deve ser abordado constantemente, pois a prática inclusiva depende do envolvimento de cada indivíduo. Como política pública, incentivamos e promovemos ações para que a inclusão seja uma realidade cotidiana. Em Minas, cada estudante tem o direito de aprender, independentemente de qualquer fator. A inclusão é uma prioridade para a Secretaria de Educação”, ressaltou Alvarenga.

Por sua vez, o secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro, interagiu com as crianças, realizou atividades lúdicas e, em sua fala, reforçou a importância de uma educação inclusiva.

“Cada um de nós é único, e é essa diversidade que nos torna especiais. Portanto, é fundamental respeitar as diferenças e garantir a inclusão de todos. Esta é uma responsabilidade séria, e é isso que estamos comprometidos em fazer”, destacou Aro.

Leia Também:  Cruz Vermelha e Servas arrecadam doações para vítimas das chuvas em Minas

Semana de Conscientização sobre o Autismo

Na última terça-feira, foi publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais a Resolução Conjunta entre as Secretarias de Estado de Casa Civil, Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Planejamento e Gestão, e Polícia Civil de Minas Gerais. Esta resolução estabelece as ações a serem executadas pelos órgãos durante a Semana de Conscientização sobre o Autismo em Minas Gerais.

Coordenada pela Secretaria de Casa Civil, a Semana visa sensibilizar, informar e capacitar a população sobre o TEA. Entre as ações planejadas estão a disponibilização de conteúdos didáticos sobre o autismo para toda a rede de ensino estadual, abordando temas como diagnóstico, tratamento, inclusão escolar e qualidade de vida das pessoas com autismo.

SEE / Divulgação

Além disso, serão divulgados materiais informativos em unidades de saúde e outros espaços de acesso público, como as Unidades de Atendimento Integrado (UAI), com o intuito de disseminar conhecimento e combater estigmas e preconceitos.

A resolução também inclui a realização de capacitação para profissionais da saúde e da educação, visando aprimorar a qualidade dos serviços prestados e promover a inclusão escolar e social das pessoas com TEA.

Live Diálogos Inclusivos

Para encerrar a semana, as Secretarias de Educação e Casa Civil realizarão uma live educativa nesta sexta-feira (5/4), das 10h às 11h, no canal do Youtube do Estúdio Educação, com o tema: “Diálogos Inclusivos: acessibilidade pedagógica como prática possível“. Os participantes discutirão sobre a responsabilidade do poder público na divulgação de informações sobre o transtorno, bem como sobre a acessibilidade pedagógica, que permite aos estudantes com autismo se envolverem com o currículo de forma inclusiva.

Leia Também:  Polícia Civil inaugura nova sede da Delegacia de Fronteira

Ações na rede estadual

Os estudantes com TEA têm o direito de participar de todos os projetos e programas realizados nas escolas da rede estadual de ensino, garantindo-lhes acesso ao conhecimento de maneira inclusiva e equitativa. Atualmente, cerca de 21 mil estudantes com TEA estão matriculados nas escolas estaduais.

Para apoiar o processo de escolarização desses estudantes, a SEE disponibiliza atendimentos educacionais especializados (AEE) na forma de Sala de Recursos, Professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas (ACLTA), Tradutor Intérprete de Libras (TILS) e Guia Intérprete (GI). Além disso, são oferecidos cursos de formação continuada para profissionais da educação, visando aprimorar suas práticas pedagógicas.

O programa Se Liga na Educação, exibido de segunda a sexta na Rede Minas, também está com uma programação especial nesta Semana de Conscientização sobre o Autismo. Ao longo da semana, estão sendo veiculados na emissora o Minuto Se Liga sobre o tema. E encerrando a programação, o canal o canal 9.2, na multiprogramação da emissora, terá uma programação especial sobre inclusão e diversidade nesta sexta-feira (5/4).

Dia de Conscientização

O Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2/4, tem como objetivo promover o conhecimento sobre o espectro autista e os direitos das pessoas com autismo, contribuindo para a redução da discriminação e do preconceito. Este dia foi instituído pela Lei nº 13.652, de 13 de abril de 2018, e é reconhecido internacionalmente desde 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  OPERAÇÃO PAPÉIS FANTASMAS É DEFLAGRADA PELA POLICIA CIVIL DE MACHADO

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Governo de Minas entrega 275 viaturas para a Polícia Militar

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA