Minas Gerais
Secretarias de Fazenda e Educação oferecem curso para difundir Educação Fiscal
O curso ‘Disseminadores de Educação Fiscal’, uma parceria entre as secretarias de Estado de Fazenda e de Educação, traz a oportunidade de aprender conceitos que permeiam a função socioeconômica do tributo e a importância do tema cidadania fiscal no cotidiano da comunidade.
Os profissionais da educação interessados devem ficar atentos para o período da inscrição, que começa nesta segunda-feira (27/2) e vai até o dia 5/3. As vagas são limitadas e os candidatos podem se inscrever neste link.
O início das aulas será em 13/3, com previsão de término em 11/6. O curso terá formato EaD (educação a distância), com tutoria, e contempla cinco módulos em um total de 120 horas. Os profissionais terão certificação da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores SEE/MG. Para ter direito ao certificado, é necessário realizar todas as atividades e garantir aproveitamento igual ou superior a 70% no total do curso. Serão oferecidas 250 vagas.
O conteúdo do curso destaca a importância de trabalhar os conceitos de Educação Fiscal enquanto tema transversal preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconizado pelo MEC.
A Educação Fiscal é uma Eletiva que compõe o Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio. O tema é trabalhado dentro das habilidades e competências estabelecidos também no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), sendo abordado por meio de projetos interdisciplinares nas escolas e adaptado de acordo com a realidade e as necessidades de cada região. O catálogo de Eletivas atende aos estudantes do 1° e 2° ano do ensino médio.
A diretora de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), Rosely Lima, pontua a necessidade de capacitação dos profissionais da rede.
“A abordagem de temas contemporâneos como a educação fiscal, trabalhada de forma transversal e integradora dentro do Itinerário Formativo do Ensino Médio, contribui com uma formação para o exercício da cidadania plena. Dessa forma, a formação continuada dos professores, através do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal, torna-se imprescindível para uma abordagem mais assertiva nas discussões e reflexões que serão geradas em sala de aula contribuindo, assim, para a conscientização e formação integral dos estudantes”, pontua Rosely.
Vale destacar, ainda, que a Secretaria de Estado de Fazenda oferece o Programa de Educação Fiscal (Proefe) que não se limita a disponibilizar cursos apenas a profissionais da rede estadual de ensino. Para mais detalhes, acesse este link.
Público-alvo do curso:
Professores (as), especialistas, analistas educacionais, gestores das escolas, profissionais das superintendências.
Inscrições:
As 250 vagas oferecidas serão preenchidas de 27/2 a 5/3/2023 por ordem de inscrição neste link.
Temas dos módulos:
Módulo 1 – Educação Fiscal no Contexto Social
Módulo 2 – Relação Estado – Sociedade
Módulo 3 – Função Social dos Tributos
Módulo 4 – Gestão Democrática dos Recursos Públicos
Módulo 5 – A Educação Fiscal na Prática – Elaboração de Projetos
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.