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Secretário de Cultura de Minas Gerais participará de audiência pública sobre atrasos na implantação da Política Nacional Aldir Blanc

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Na próxima quinta-feira, 5 de dezembro de 2024, a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará uma audiência pública extraordinária para discutir os atrasos na implementação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O encontro ocorrerá às 9h, no Auditório José Alencar, e contará com a presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, convocado para prestar esclarecimentos.

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A audiência foi solicitada por meio de requerimentos apresentados pelos deputados Professor Cleiton, Lohanna, Beatriz Cerqueira, Bella Gonçalves e Leleco Pimentel. Segundo os autores, os atrasos nas ações coordenadas pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) têm gerado preocupação entre artistas, produtores culturais e gestores municipais.

A Política Nacional Aldir Blanc, regulamentada em âmbito federal, é fundamental para fomentar a produção artística e garantir o acesso à cultura em todo o país. A expectativa é que o secretário Leônidas Oliveira explique os motivos que dificultaram a implantação dessa política em Minas Gerais e apresente soluções para os desafios enfrentados.

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A reunião será aberta ao público e transmitida pelo portal da ALMG, permitindo que cidadãos interessados acompanhem o debate em tempo real. Para mais informações sobre a audiência, acesse o link oficial: ALMG – Audiência Pública Comissão de Cultura.

Essa é uma oportunidade para que a sociedade acompanhe de perto o diálogo entre o poder público e os representantes do setor cultural, reafirmando a importância de políticas públicas efetivas para a valorização da cultura em Minas Gerais. Vale destacar que Leônidas se tornou um dos melhores secretários de Cultura e Turismo da história do Estado.

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A Crise das Emendas Parlamentares: Mentiras, Bloqueios e o Debate sobre Transparência

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ARTIGO/ Sob o pretexto de garantir maior transparência, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, bloqueou em agosto deste ano a liberação de aproximadamente R$ 25 bilhões em emendas, um gesto que escancarou as fragilidades e controvérsias desse mecanismo tão utilizado no Congresso. No entanto, um fenômeno curioso e preocupante ganhou destaque: a discrepância entre os valores anunciados por deputados em suas bases.

Conforme dados orçamentários, cada deputado possui acesso a cerca de R$ 37 milhões em emendas parlamentares, valor destinado a projetos que supostamente beneficiam suas regiões. Entretanto, não são raros os casos em que deputados inflacionam esses números, anunciando repasses de R$ 100 milhões, R$ 150 milhões ou mais. Essa prática, além de ser enganosa, mostra como a ausência de fiscalização detalhada abre espaço para a manipulação de informações.

Segundo um estudo do Instituto Transparência Brasil, apenas 30% dos eleitores têm acesso real às informações sobre o destino das emendas em suas regiões, e a maioria aceita os números divulgados sem questionamentos.

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O ditado “a mentira tem perna curta” parece não se aplicar ao universo político. Na verdade, nessa esfera, a mentira parece correr com facilidade: deputados utilizam a falta de conhecimento técnico da população para perpetuar suas narrativas, enquanto poucos se preocupam em verificar a realidade dos dados.

Esse cenário torna ainda mais urgente a implementação de mecanismos efetivos de rastreamento das emendas parlamentares.

Com a reestruturação, o TCU atuará diretamente para garantir que os recursos sejam destinados às áreas previamente definidas e que os parlamentares não utilizem as emendas de forma clientelista ou irregular. Resta saber se essa transparência será duradoura ou apenas uma resposta momentânea às crises entre os poderes.

Enquanto a nova estrutura avança, fica a reflexão: o caos no uso das emendas foi tolerado por anos. Por que a mudança aconteceu somente agora? A moralidade do processo só é lembrada em momentos de interesse político?

Embora a decisão tenha sido criticada por parte do Congresso, ela expôs uma verdade incômoda: muitos parlamentares dependem exclusivamente das emendas para justificar sua atuação política. O bloqueio gerou tensões entre os Três Poderes e colocou em xeque o equilíbrio institucional, especialmente porque apenas obras emergenciais e projetos em andamento foram liberados.

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A decisão de Dino veio acompanhada de uma provocação: por que a transparência não foi exigida antes?

A crise das emendas parlamentares vai além do bloqueio de recursos: ela revela como a opacidade e a manipulação de informações prejudicam o desenvolvimento do país. É essencial que o Congresso, a sociedade e o Judiciário avancem na construção de um sistema orçamentário transparente e rastreável, que impeça o uso indevido de recursos públicos e que garanta a aplicação real em benefícios para a população.

Enquanto isso não acontece, ficamos com uma lição clara: no Brasil, a mentira na política não tem perna curta — ela tem pernas longas, calçadas com sapatos de luxo, e corre bem longe da verdade.

Escrito por Alex Cavalcante Gonçalves – repórter e assessor parlamentar

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