Minas Gerais
Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais é reeleito presidente do Conass
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, foi reconduzido, nesta quarta-feira (20/3), ao cargo de presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para a gestão 2024/2025.
Em votação realizada durante a Assembleia do Conselho, o presidente e vice-presidentes foram reeleitos por unanimidade pelos 27 secretários de Saúde dos estados e Distrito Federal.
“Tenho muito orgulho de fazer parte dessa importante instituição, referência técnica respeitada não só no Brasil, mas fora dele. E fico muito honrado em ter sido reconduzido junto aos vice-presidentes para mais uma gestão”, destacou ele, que esteve à frente do Conselho no período 2023/2024.
“O Conass vem se destacando pelo grande trabalho e contribuição à política pública. Aqui representamos cada uma das regiões do país, com o interesse comum que é o fortalecimento do nosso Sistema Único de Saúde”, concluiu Fábio Baccheretti.
A secretária de Estado de Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, foi anunciada como primeira vice-presidente e o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, também reconduzido ao cargo.
Conass
Criado em 3 de fevereiro de 1982, como uma associação civil sem fins lucrativos, de direito privado, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) reúne os Secretários de Estado da Saúde dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
O Conselho participa diretamente da discussão, criação e implementação das políticas públicas de saúde, desde o nascimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988. Sua articulação junto a gestores, instituições de pesquisa, universidades e suas parcerias nacionais e internacionais evidenciam a sua importância na contribuição por uma saúde pública de qualidade.
Para atender às necessidades das Secretarias de Estado de Saúde, o Conass possui 14 Câmaras Técnicas que atuam com o objetivo de fortalecer o corpo técnico da instituição e respaldar as decisões políticas de seus membros.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.