Minas Gerais
Secretário de Saúde de Minas assume vice-presidência do Conass

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o médico Fábio Baccheretti, tomou posse como vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), nesta quarta-feira (27/4), em solenidade realizada na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília (DF).
“Estou honrado com a oportunidade de ocupar esse cargo no Conass, que obteve um reconhecimento por parte da sociedade com um posicionamento marcante em relação à condução das medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19”, afirmou Fábio Baccheretti, que também destacou a importância da adoção de medidas para valorizar ainda mais o Sistema Único de Saúde (SUS). “Espero contribuir com o SUS para que possamos desenvolver políticas robustas e melhor discutidas para transformar as vidas dos mineiros e de todos os brasileiros”.
Baccheretti faz parte da diretoria encabeçada pelo secretário de Estado de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, que assume a presidência do Conass para a gestão 2022/2023. Os outros vice-presidentes do conselho para esta gestão são o secretário de Saúde do Amapá, Juan Mendes da Silva, o secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia de Vasconcelos, o secretário de Saúde de Goiás, Sandro Rogério Rodrigues Batista, e o secretário de Saúde do Paraná, César Augusto Neves Luiz.
O novo presidente, Nésio Fernandes, enalteceu o SUS, que segundo ele reflete a capacidade de luta de um povo pela vida. “O SUS é resultado de décadas de construção, em ambientes de tensão, reivindicação, diferenças de opinião, mas também pela busca de entendimentos e unidades na ação. Ele é instrumento de justiça social”, disse.
O evento contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), parlamentares, além de outras instituições da área da saúde.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro